carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  16 de fevereiro 2015 - SEG

ONDE ?

  Circuito Batatinha - Pelourinho

BLOCO ?

  Palco

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Secult BA ( 17/02/15 | 02H02)


BaianaSystem arrasta multidão de fãs para o Pelourinho
Carnaval de Salvador 2015 - Bahia


A noite de segunda-feira (16) do Carnaval do Pelô foi encerrada ao som inconfundível do BaianaSystem, fenômeno da nova música soteropolitana, o grupo sacudiu uma multidão de fãs a mais de mil decibéis e recebeu como convidados Bnegão e a rapper Flora Matos. O público que lotava o Largo do Pelourinho vibrou e cantou junto todos os sucessos da banda, como Terapia, Ubarana Amaralina, Playsom, Descompromindo e Afroxoque. Em um dos momentos do show, o vocalista Russo Passapusso ainda reverenciou Lazzo Matumbi, que se apresentou antes no mesmo palco, com a música Calundu.

Trabalhando com experimentalismo, a banda busca mesclar o tradicional com coisas novas que vêm sendo produzidas pelo mundo, sem rotular ritmos. O som da guitarra baiana dá o tom e permeia sua música, que sofre diversas influências, desde a música jamaicana, passando pelo Arrocha, até o Samba Reggae. “Baiana faz parte de um movimento que já vem acontecendo há anos na Bahia, e que foi iniciado com a banda Ministereo Público e o Sound System que toca nos guetos e nas ruas”, relata Russo Passapusso.

Sobre os 30 anos de Axé, o guitarrista Robertinho Barreto comenta,“eu acho que datas como essa servem mesmo como ponto de partida para que muitas coisas sejam faladas e repensadas. Já se fala em repensar os circuitos do carnaval, sobre até onde vai esse limite do formato comercial, de maneira geral, eu acho que a BaianaSystem entra em meio a tudo isso”. Depois do primeiro álbum em 2010 e de um EP em 2013 chamado Pirata, o BaianaSystem – Roberto Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (voz) e SecoBass (baixo) – volta com o single “Playsom” que precede o álbum que sai ainda em 2015.

www.carnaxe.com.br