carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat nas terças baianas
bastidores da folia
O Pagador de Promessas, considerado um dos guardiões da música brasileira de raiz feita na contemporaneidade.



É nas Escadarias do Passo da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Ladeira do Carmo, Centro Histórico de Salvador, onde os negões, meninos do Pelô e toda “a gente que irradia magia”, se encontra para ouvir Geronimo e a Banda Mont Serrat com seu belo repertório de clássicos da música baiana. Das 20 às 22 horas, o local aberto ao público, recebe o artista e seus convidados, no projeto “O Pagador de Promessas - Festival de Arte e Cultura nas Escadarias do Passo“. O projeto do artista leva ao espaço um público estimado em três mil pessoas por dia. Por lá já passaram nomes como Caetano Veloso, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Mariene de Castro e Margareth Menezes. Mas as participações não se limitam a cantores, Geronimo interage com diferentes linguagens como poetas, artistas plásticos e dançarinos, sejam eles consagrados ou desconhecidos da mídia.

O Pagador de Promessas, considerado um dos guardiões da música brasileira de raiz feita na contemporaneidade, Gerônimo dá continuidade ao seu projeto do segundo semestre do ano.

No repertório, clássicos consagrados na voz do artista como “É D´Oxum” (composta com Vevé Calasans), “Jubiabá”, “Eu Sou Negão”, “Abcdário” (com Pascazio), além de “Salve as Folhas”, composta junto com Ildásio Tavares, sucesso também na voz de Maria Bethânia e “Toté de Maianga” feita com Saul Barbosa e cantada por Margareth Menezes.

O cantor e compositor se confunde com a história da música na Bahia, e também com a vida frenética do Pelourinho, onde pode ser visto com frequência. Em suas composições como É d´Oxum, Agradecer e Abraçar, Jubiabá, Menino do Pelô dentre outras, Gerônimo revela todo o seu amor pela Bahia.? O artista representa a resistência da cultura baiana e afrobaiana no Brasil e no mundo.

 


Gerônimo teve formação eclética e começou tocando trompa e trompete na Filarmônica de Bom Jesus dos Pobres e percussão no Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Nos anos 70, foi à Europa com o Balé Brasileiro da Bahia e mais tarde conheceu Moraes Moreira, Maurício Tapajós, Geraldo Azevedo e Joyce. Gravou um LP pela Polygram, mas as primeiras músicas que fizeram algum sucesso foram gravadas por outros intérpretes: "Dentro da Minha Cabeça", gravada pelo grupo A Cor do Som, e "Mensageiro da Alegria", por Diana Pequeno. Na década de 80, teve reconhecimento maior quando sua música "É D'Oxum" foi incluída na trilha da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo. Seu maior sucesso foi em 1987, com a música "Eu Sou Negão", bastante executada do Carnaval do mesmo ano e considerada um dos marcos iniciais do axé music. Evento gratuíto.

QUANDO : 05, 12, 19 e 26 de janeiro 2016 - TER - 21h
dias 08, 15, 22 e 29 de dezembro 2015 - TER - 21h
dias 03, 10, 17 e 24 de novembro 2015 - TER - 21h
dias 06, 13, 20 e 27 de outubro 2015 - TER - 21h
dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro 2015 - TER - 21h
dias 04, 11, 18 e 25 de agosto 2015 - TER - 21h
dias 07, 14, 21 e 28 de julho 2015 - TER - 21h

ONDE : Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - SALVADOR BA
QUANTO : R$20 e R$10


Fonte : SECOM BA - julho à dezembro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br