carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Casa do Samba em clima de festa para receber a Caravana da Cultura
bastidores da folia



Santo Amaro (BA) sediou, nesta quarta-feira (13), o segundo dia da Caravana da Cultura no Recôncavo Baiano, que tem o objetivo de estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais da região. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e os secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do Audiovisual, Pola Ribeiro, participaram de uma série de atividades, que incluíram visita à Casa do Samba, roda de conversa com fazedores de cultura locais, cerimônias de posse e celebração religiosa em comemoração aos 127 anos de abolição da escravatura.

A primeira atividade do dia foi uma visita à Casa do Samba. O local, que fica em uma mansão restaurada do século XIX, foi inaugurado em 2007 pelo Iphan com a missão de preservar o samba de roda. Essa manifestação cultural, enraizada, sobretudo, no Recôncavo Baiano, foi registrada como patrimônio imaterial do Brasil em 2004 e declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2005. No local, são desenvolvidos projetos de pesquisa, extensão e produção cultural, além de formação, capacitação e treinamento dos sambadores e sambadeiras. Há também cursos e oficinas nas áreas de gestão, produção cultural, elaboração de projetos, captação de recursos, marketing, comunicação, pedagogia, artes cênicas e musicais, entre outros.

A Caravana da Cultura foi recebida na Casa do Samba em clima de festa. Uma apresentação teatral sobre a história da escravidão, encenada pelo grupo Nego Fugido, marcou a chegada do ministro Juca Ferreira e equipe do Ministério da Cultura (MinC). Houve também roda de capoeira, executada pela Associação Cultural Gunga Capoeira, e de samba, feita pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

Na sequência, o ministro Juca Ferreira e equipe participaram de um almoço com artistas locais na casa de Dona Canô, mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso, falecida em 2012. Depois, visitaram o Centro de Estudos Culturais de Santo Amaro, ligado à Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Outra atividade da Caravana da Cultura foi uma roda de conversa com artistas, produtores, gestores e fazedores de cultura da região, no Teatro Dona Canô. As rodas de conversa, realizadas em todas as Caravanas da Cultura, fazem parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.

Ainda nesta quarta-feira, à noite, a comitiva do MinC participa da posse do Conselho Gestor do Bembé do Mercado, uma das mais importantes festas religiosas da Bahia, realizada desde 1889 para comemorar a abolição da escravatura e registrada como patrimônio imaterial do estado. No evento, também ocorrerá a posse do novo diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira. Para encerrar a Caravana da Cultura no Recôncavo Baiano, Juca Ferreira e equipe participam da Festa do Bembé do Mercado, em comemoração aos 127 anos da abolição da escravatura.


Fonte : SECULT BA (14/05/15 | 10H05) - maio 2015
por Cecília Coelho – Assessoria de Comunicação – Ministério da Cultura

volta | contato

www.carnaxe.com.br