O samba de roda e o samba de viola são ritmos característicos de nosso estado e de importante representação na história da formação sociocultural do nosso povo agregando costumes, sincretismos e desempenhando um papel de integração, interação e disseminação cultural. Baseada nesse contexto foi percebido que se faz necessário uma ação que possa identificar, mapear e cadastrar os grupos de samba de roda e viola que se constituem dentro do território cultural Litoral Norte/Agreste Baiano. Ao todo são 22 municípios, cada um com suas particularidades, peculiaridades e seus representantes nesta categoria de patrimônio imaterial da cultura de nosso povo.
Com esta visão integradora e de responsabilidade social, a ação que mais contemplaria esta concepção de salvaguarda foi a realização do Projeto Intercâmbio Cultural do Samba de Roda e Samba de Viola: do Agreste ao litoral.
O projeto já desenvolveu várias etapas de seu planejamento, dentre elas: Pesquisa e catalogação de grupos de samba dos 22 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, para diagnóstico do segmento; I Fórum dos Grupos de Samba do TerritórioLitoral Norte e Agreste Baiano, que reuniu agentes culturais, gestores, representante do governo do estado e sociedade civil de 13 municípios dos 22, para discutir políticas públicas referente ao segmento apresentado no projeto, e no próximo dia 31 de maio de 2015 será realizado o I Encontro do Samba de Roda e de Samba de Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, no município de Pojuca que será o grande momento do Projeto, onde irá reunir caravanas das 22 cidades integrantes do território para comemorar o samba. Durante o evento será gravado um CD como um dos produtos do projeto, que também disponibilizará todas as informações do projeto num catálogo oficial.
As cidades que compõem o Território em questão, possuem dentre outras, características culturais aos quais as fazem imersas a um grupo cujas tradições, advindas de épocas passadas, se fazem vivas, se remontam e se recriam a cada surgir de novas gerações. Tal ciclo de domínio e de identificação cultural se mantém e reafirma ainda mais a necessidade em incentivar, dinamizar e popularizar tal expressão do fazer cultural. Este projeto torna-se relevante porque visa resgatar e fortalecer as manifestações culturais do samba de roda e samba de viola no nosso Estado, como também, proporcionar a estes grupos culturais visibilidade e reconhecimento através da participação nas apresentações e no processo de debate sobre a importância desta expressão cultural para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo. Essas raízes não podem ser esquecidas, sucumbidas, mantendo viva a nossa tradição.
Ao término deste projeto, o que se almeja é que esta expressão da cultura popular seja reconhecida, imortalizada e cada vez mais respeitada pois além de fazerem parte do nosso patrimônio imaterial possuem grande influência no processo de compreensão e salvaguarda do contexto de formação sociocultural do povo deste estado, identificando e tornando-o vivos através deste processo de resgate e fortalecimento cultural.
ONDE : Praça Antônio Carlos Magalhães - POJUCA BA
QUANDO : 31 de maio de 2015 - DOM - 13H
Fonte : SECOM BA (26/05/15 | 16H05) - maio 2015
volta | contato
|