carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Toque de Timbaleiro nas escolas baianas
bastidores da folia



A comemoração do dia das crianças da Timbalada teve o toque do timbal. No dia 7 de outubro, a banda deu inicio ao Projeto Timbalando nas Escolas, que aconteceu durante três semanas em instituições de ensino de Salvador. Com objetivo de salientar a importância da música diante do aprendizado, foram realizados workshops em escolas públicas e privadas com palestras e demonstrações musicais feitas pelos timbaleiros.

Dentre as escolas particulares estavam: Maristas, Oficina, Integral e as públicas foram Raphael Serravalle, Luís Viana, Theodoro Sampaio e Manoel Novaes. Para a professora e coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola Serravalle é “uma grande oportunidade, muitos alunos são carentes, não tem acesso a nada relacionado à música, além de ser uma motivação podemos a partir daí descobrir novos talentos”, explica a docente. Os músicos Élton, Tata, Erick Passos, Marquinhos e Everaldo Souza foram às escolas passar suas experiências e ensinamentos sobre percussão e música nas instituições. Nestes locais, eles contaram curiosidades sobre percussão, com direito a demonstração e aplicação de técnicas, habilidades e como é de fato ser um percussionista.

“Nós passamos além de técnicas e habilidades despertamos nessas crianças e adolescentes o amor pela música e acreditamos, pelo desempenho que tiveram que alguns deles se tornem músicos como nós”, explica o músico da banda Élton.

Para os alunos foi distribuído panfleto com curiosidades, informações, alfabeto Timbalês e dicas sobre percussão. Ao final do workshopforam realizados sorteios de um kit com uma mochila com chaveiros personalizados do projeto, squeeze e um pendrive. Para os alunos que fizeram um bom solo de percussão e responderam as perguntas relacionadas à palestra realizada.

Ao final de todos os workshops a banda entregou a cada colégio um timbal. “Levamos nosso símbolo maior que é o timbal e registrar nossa passagem na escola, recordando que por ali foram dados os ensinamentos básicos de que todo músico percussionista tem”, revela Gilson Freitas empresário da banda.

Os alunos puderam acompanhar suas fotos tiradas no workshop nas redes sociais da Banda com a hashtag: #TimbalandoNasEscolas.


Fonte : Timbalada por Amine Leitão - outubro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br