carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Margareth Menezes comanda as "Noites Tropicais", ensaios no Mercado Iaô
bastidores da folia
Ensaios pré Carnaval de Salvador 2017, Bahia



Noites Tropicais é o projeto de ensaios pré-carnavalescos de Margareth Menezes que é realizado aos domingos (de 04 de dezembro 2016 à 19 de fevereiro 2017) no Mercado IAÔ, na Ribeira, em Salvador - na Bahia. Na abertura do palco principal, o ator Jackson Costa apresenta o Sarau do Poeta, resgatando os versos e a musicalidade da Bahia de Caymmi, Gregório, Amado e Castro Alves. Já no palquinho, a atração é o show instrumental de Maurício Lourenço, com participação de Alexandre Pessoa. Outra novidade é a mudança horário de entrada franca, que passa para das 10 às 15 horas. Após este período será cobrado R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

O evento ocupa toda a antiga Fábrica de Linho Nossa Senhora de Fátima, uma área de 7.000 m², com espaços de gastronomia e o Galpão das artes que reúne artesanato, moda, acessórios, decoração e artes plásticas, além de música, teatro, dança, entre outras manifestações culturais da Bahia. O Mercado Iaô tem patrocínio de Vivo e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. E conta com o apoio da Rede Camppi, Rede Educare, Detran, Coelba, Hotel Sheraton e do município.

Os portões serão abertos às 10 horas, com entrada franca até 15 horas. A partir deste horário, para acesso ingressos vão ser vendidos. Não haverá compra antecipada, as vendas serão feitas apenas na bilheteria no dia do evento. A arrecadação será revertida para a manutenção do mercado, que tem como principal objetivo fomentar a cultura na Península de Itapagipe, através do incentivo ao empreendedorismo e do resgate da identidade cultural da Bahia.

NOITES TROPICAIS
O seu projeto de ensaios pré-carnavalescos "Noites Tropicais" tem a proposta de homenagear a Tropicália e comemorar os seus 30 anos de carreira, sempre na companhia de artistas convidados, nos shows no Mercado IAÔ, nos ensaios no Projeto Tamar da Praia do Forte (a partir do dia 27/02) e no Carnaval.

GASTRONOMIA DE RUA
Além o espaço gastronômico com um cardápio variado, a comidinha de rua é uma das novidades desta edição, ao lado do artesanato, moda, acessórios e decoração. Desta forma, o mercado passa a receber os ambulantes que oferecem tabocas, cocadas, quebra-queixo, guias de café e mingaus, entre outros. O objetivo é de diversificar a oferta de gastronomia, tendo essa característica de nossas ruas, representada e fortalecida no Mercado.

 


MERCADO CULTURAL
Aberto a partir das 10 horas, o Mercado Iaô reúne uma extensa programação cultural, com artesanato, moda, acessórios, decoração, gastronomia, artes plásticas, música, teatro, dança, entre outras manifestações culturais da Bahia. Desde 2014, o projeto idealizado e promovido pela Fábrica Cultural vem se consolidando com um espaço plural e democrático. Desde sua abertura, em 2014, o evento colocou a Cidade Baixa no roteiro cultural da cidade, atraindo turistas e um público de todas as regiões. Nesta temporada de Verão, o Mercado Iaô será realizado durante 10 domingos, como está previsto em seu projeto de ocupação e de fomentar a economia criativa na Ribeira. Desde 2014, o evento vem conquistando uma participação cada vez maior de criadores e artistas no espaço de 7.000 m², na antiga fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira.

FAZCULTURA
Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

30 ANOS DE CARREIRA
Nesta temporada, Margareth Menezes inicia os festejos de anos de 30 carreira, marcada a partir da gravação da música Faraó, em 1987. No próximo dia 27 de janeiro, a cantora abre o projeto Noites Tropicais, no Projeto Tamar, na Praia do Forte. Este show em homenagem aos 50 anos da Tropicália também será apresentado em outras capitais e com convidados especiais no Mercado IAÔ e no Carnaval. Uma das principais atrações do Mercado IAÔ é a exposição #RECICLOS – A Arte da Reinvenção, inspirada em um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é o consumo e produção responsáveis. No Galpão das Artes, a mostra reúne treze artistas com a proposta de lançar um olhar transformador sobre os resíduos descartados nas ruas e aterros. São embalagens plásticas, garrafas de vidro, pontas de cigarro, placas eletrônicas e jornais que ganham novo significado e leitura e instigam a consciência crítica da sociedade.
Considerado umas das principais atrações do Verão de Salvador, o Mercado IAÔ recebeu milhares de pessoas nas suas três edições de dezembro, quando Margareth recebeu Maria Bethânia, Elba Ramalho, Flavia Wenceslau, Chico Cesar, Lazzo e Márcia Short. Desde 2014, o projeto idealizado e promovido pela Fábrica Cultural vem se consolidando com um espaço plural e democrático. Definitivamente o Mercado Iaô colocou a Cidade Baixa no roteiro cultural da cidade, atraindo turistas e um público de todas as regiões.

SERVIÇO : Antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima (Área externa) - Praça General Ozório, nº 33, Ribeira - SALVADOR BA

dias 05, 12 e 19 de fevereiro 2017 - DOM - 15h
dias 08, 15, 22 e 29 de janeiro 2017 - DOM - 15h
dias 04 (17h30), 11 e 18 de dezembro 2016 - DOM - 15h

MARGARETH MENEZES CONVIDA :
12.02 - Ivete Sangalo + ator Jackson Costa + sambista Riachão
05.02 - Carlinhos Brown
29.01 - Moraes Moreira + Davi Moraes
22.01 - As Ganheiras de Itapuã + Ju Moraes
15.01 - Daniela Mercury
08.01 - Russo Passapusso (Banda BaianaSystem "guitarra elétrica")
18.12 - Ilê Aiyê (Bloco e Band´Aiyê)
11.12 - Elba Ramalho + Flávia Wenceslau
04.12 - Maria Bethânia

EDIÇÕES ANTERIORES
2015/2016 - temporada de ensaios



- www.mercadoiao.org.br


Fonte : SECOM BA (09/12/2016 08:00) + Margareth Menezes - nov e dez 2016 + jan e fev 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br