Serão 15 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho, montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Além dos shows de abertura e encerramento – Paulinho da Viola e BaianaSystem, o credenciamento do Carnaval da Cultura selecionou 13 projetos compostos por três artistas, promovendo encontros musicais memoráveis e inusitados. Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 22 grupos musicais – banda de percussão, bandão e bandinha de sopro e percussão – e 10 grupos performáticos. Juntos, eles valorizam a tradição dos antigos carnavais de rua e abrem alas na folia para os mais variados estilos musicais.
Sem deixar de fora personagens das diferentes vertentes do samba, além de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais, a decoração resultará em um conjunto que formará uma unidade colorida, alegre e vibrante, ocupando as principais praças, as ruas e largos internos do Pelourinho. O artista visual explica que foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas.
No extenso currículo de Ray Vianna, destaca-se a criação da identidade visual da Timbalada, que ainda hoje é uma forte referência do Carnaval; a produção telas e esculturas, onde são exploradas técnicas, materiais e diversas temáticas, a exemplo das obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã.
“Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa, encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba - samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova - e os sambistas que podem ser a baiana do recôncavo, o cara de camisa listrada ou o destaque da escola de samba, dentre outros", afirma Ray Vianna. O artista foi o responsável pela criação da identidade visual da Timbalada, e por diversas obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã.
O Carnaval do Pelô integra o Carnaval da Cultura, da SecultBA, que apoia centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural.
CENTENÁRIO DO SAMBA inspira decoração do Pelô.
CARNAVAL DO PELÔ homenageia o centenário do primeiro samba gravado e abre espaço para pluralidade de estilos.
SAMBA
Nos primórdios do século XX, as primeiras expressões do samba surgiram como estilo descendente do lundu, nas festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mão. O tradicional samba de roda do Recôncavo Baiano – registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005 –, é uma das fontes do samba no Rio de Janeiro, que teve surgimento com as ‘tias baianas’, termo dado às baianas descendentes de escravos no final do século XIX e que deixaram Salvador por causa de perseguições policiais. As tias baianas são consideradas figuras influentes para o surgimento do ritmo e, dentre as principais, destacaram-se Tia Amélia, Tia Prisciliana e, talvez a mais conhecida delas tenha sido Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata.
Graças às tias baianas e seus filhos, tais como Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, e João da Baiana, o ano de 1916 entrou para a história da Música Popular Brasileira. ‘Pelo Telefone’, música composta por Donga, é considerada o primeiro samba a ser gravado no Brasil, de acordo com registros existentes na Biblioteca Nacional. A composição marcou o reconhecimento do samba como novo gênero musical. Além do samba de roda do Recôncavo Baiano, são considerados Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil as matrizes do samba no Rio de Janeiro – o partido alto, o samba de terreiro e o samba enredo, que se tornaram, ao longo do século XX, símbolos da identidade brasileira.
OBSERVAÇÃO SOBRE A DECORAÇÃO
"Quem acompanha os temas do Pelourinho, verifica-se que a decoração deste ano em relação aos anos anteriores, ficou a desejar", observa Lilian Cristina Marcon.
CARNAVAL DE SALVADOR 2016 notícias, fotos e novidades
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Fonte : SECOM BA (01/02/2016 08:50) - FEVEREIRO 2016
Observação sobre a decoração : Lilian Cristina Marcon
Foto Divulgação FEV_20b : Rosilda Cruz - SECULT BA
Foto Divulgação FEV_20c : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20d : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20e : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20f : Rosilda Cruz - SECULT BA
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