carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Bloco Filhos de Gandhy desfila no Campo Grande
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Uma multidão cultuando a paz ao som do agogô e de outros instrumentos tradicionais do Afoxé Filhos de Gandhy. Este ritual se repetiu mais uma vez, neste domingo de Carnaval (7), no circuito do Campo Grande, onde uma geração passa a outra o significado de cada um dos detalhes das roupas, adereços, dança, música e também da diversão. A singularidade das roupas e da música cativa também quem é de fora. De Ribeirão Preto, Camila Gaspar, 32, veio com mais oito pessoas e acompanhou o bloco. “É a primeira vez que venho, estamos todos adorando”.

O Afoxé Filhos de Gandhy recebe o apoio do Carnaval Ouro Negro, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em 2008, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O objetivo do projeto é estimular a valorização e a preservação dos blocos afros no Carnaval, com o desfile de alas e roupas tradicionais, além da renovação dos integrantes, com maior presença da juventude.

O secretário do bloco, João Paulo Gomes, diz que ver o Gandhy na rua é um sentimento de dever cumprido. “Nós desfilamos para manter a tradição do afoxé em Salvador e para trazer a paz. Temos o apoio do Projeto Ouro Negro, que ajuda na manutenção da nossa tradição”. O Ouro Negro ainda é responsável pela contratação de blocos destes mesmos segmentos que fazem parte da Micareta de Feira, tradição no município de Feira de Santana.

QUANDO : 07 de fevereiro 2016 - DOM
O QUÊ : Desfile do Projeto CARNAVAL OURO NEGRO
ONDE : Circuito OSMAR (Campo Grande / Praça Castro Alves) - Salvador BA
QUEM : Bloco Afoxé Filhos de Gandhy


Fonte : SECULT BA - fevereiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br