carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Preservação da natureza é mensagem dos Filhos de Gandhy
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Preservação da natureza é mensagem dos Filhos de Gandhy “Sem folha não há orixá”, afirmou Tio Souza, conhecido como o guru do Afoxé Filhos de Gandhy, bloco que desfila há 67 anos no Carnaval de Salvador e que, em 2016, homenageia a natureza. Com a mensagem de paz, harmonia e equilíbrio, o cortejo saiu do Largo do Pelourinho com destino ao circuito Osmar (Campo Grande). O Afoxé Filhos de Gandhy é uma das 94 entidades apoiadas pelo programa Ouro Negro do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Cultura (SecultBA).

Para reverenciar o orixá Exú, considerado o guardião das ruas, os foliões se concentraram no Largo do Pelourinho para realizar o tradicional ritual padê, cujo preparo das oferendas aconteceu na sede do Afoxé Filhos de Gandhy. “Que nossos caminhos estejam abertos e que sejamos vigilantes de nós mesmos para respeitar todas as pessoas por onde passarmos”, afirmou Tio Souza. Sobre a homenagem à natureza, o guru explicou que há uma preocupação muito grande com os rios e seus afluentes e que em Salvador existem vários parques que precisam ser preservados, como o Parque de Pituaçu, o Parque São Bartolomeu, o Parque da Cidade e a Lagoa do Abaeté. “Nossa referência é a nossa religiosidade”, defendeu.

 

Com a tradicional vestimenta azul e branca, acompanhada de turbante, colares e a sacolinha com alfazema, cerca de seis mil “filhos de Gandhy” desfilaram no bloco afro que compõe a programação do Carnaval Ouro Negro. Pela primeira vez, o folião Péricles Marques, de 27 anos, desfilou motivado pelos amigos, que já saem todos os anos. “A paz é fundamental e a filosofia de Mahatma Gandhy tem que ser seguida”, disse.

QUANDO : 07 de fevereiro 2016 - SAB
O QUÊ : Bloco Filhos de Gandhy


Fonte SECULT BA (07/02/2016 22:50)- fevereiro 2016
Foto divulgação : SECULT BA por André Frutuoso

volta | contato

www.carnaxe.com.br