carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Abertura do Carnaval do Pelô reúne grandes representantes do samba
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Ao homenagear o centenário do primeiro samba gravado no Brasil, o Carnaval do Pelô em 2016 reafirma a sua marca de valorização da cultura popular e investe na diversidade de estilos, numa programação que honra o tema do ano com a presença de grandes representantes do samba. A sua abertura oficial, que acontece nesta sexta-feira (5), às 20h, tem como atração o cantor, compositor e violonista carioca, Paulinho da Viola, que sobe ao palco do Largo do Pelourinho para mostrar um pouco da contribuição imensurável que há 50 anos dá à música brasileira.

“O samba que saiu do Recôncavo é primeira grande influência para todo compositor do gênero. Foi a partir dali que o ritmo ganhou a dimensão que tem hoje. É como uma semente que até os dias atuais está presente em todos os frutos que ela deu”, declara Paulinho da Viola, que se diz honrado pelo convite e feliz por vir abraçar amigos e parceiros que tem na cidade. O samba do Rio de Janeiro encontra-se com a matriz do Recôncavo Baiano na abertura do Carnaval do Pelô, com a presença do cantor, instrumentista e compositor santamarense Roberto Mendes e o Samba Chula de João do Boi. Junto com Paulinho da Viola, eles apresentam o show “A trajetória do Samba”.

 

HOMENAGEM AOS BAMBAS
Durante o show de abertura, os grandes nomes do samba serão homenageados pelo secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. Entre os bambas que receberão a reverência estão o Riachão, Paulinho da Viola, Nelson Rufino, João do Boi, Roberto Mendes, Cacau do Pandeiro, Walmir Lima, Raimundo Sodré, Gal do Beco, Claudete Macedo, Firmino de Itapoan e Edil Pacheco.
O troféu é inspirado na imagem das baianas do samba de roda que, pela sua importância, ganharam destaque como alas nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
“Esse reconhecimento aos bambas é fundamental, no ano em que homenageamos o centenário do samba. Quando eu digo centenário do samba, estou falando da gravação do primeiro samba, Pelo Telefone (Donga) porque o samba propriamente dito surgiu muito antes. Na verdade, o samba nasceu na Bahia, no Recôncavo Baiano. Ele foi levado para o Rio de Janeiro pelas três tias baianas. É um ciclo que fecha com algumas participações de conterrâneos e a expressão popular mais conhecida da nossa cultura – que é o samba e todos os seus desdobramentos, partido alto, pagode, samba-canção e bossa nova – tem essa raiz comum que é o Recôncavo Baiano”, afirma o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

A seguir, às 22h, quem sobe ao palco é Riachão, ao lado de Carla Visi e Claudete Macedo , para apresentar “Riachão – 95 anos do Samba”, imperdível pelo repertório e pela história e performance desse ícone do samba da Bahia. O samba também irá reinar no Largo Quincas Berro D´Água, a partir das 18h, com shows de Walmir Lima e Firmino de Itapoan (22h30). Às 20h, tem Lateral Elétrica.

No Largo Tereza Batista, a partir das 22h, tem Manuela Rodrigues e Lucas di Fiori (22h30). A folia começa mais cedo no Largo Pedro Archanjo. Às 16h, tem Val Macambira e o Carnaval Sinfônico, seguido de Orquestra Paulo Primo (19h30) e o Reggae da Diamba, a partir das 22h.

O Carnaval do Pelô é um dos programas do Carnaval da Cultura, do Governo do Estado, realizado pela SecultBA através da CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia). O Secretário de Cultura Jorge Portugal e a coordenadora da CCPI, Arany Santana serão os anfitriões da noite de abertura. O Carnaval do Pelô reunirá os grandes bambas da Bahia nos palcos dos Largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quintas Berro D´Água. Até a terça-feira de Carnaval, nomes como Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro, Walmir Lima, Raimundo Sodré e Gal do Beco homenagearão o ritmo musical genuinamente brasileiro.

Para além da homenagem, artistas e grupos dos mais variados estilos musicais se apresentam no Centro Histórico. Nomes como BaianaSystem, Lazzo Matumbi, Armandinho, Gerônimo, Scambo, IFÁ Afrobeat, Bailinho de Quinta, Larissa Luz, Diamba, Paula Lima, Peu Meurray, Ivan Huol, Ana Mametto, Ganhadeiras de Itapuã, Carla Visi, Márcia Short, Band´Aiyê, Zezé Motta e Adão Negro estão entre as atrações, que transitam pelos ritmos afro, afro pop, antigos carnavais, arrocha, axé, baile infantil, guitarra baiana, hip hop, orquestra, pop rock, reggae e samba.

O encerramento, na terça-feira (9), será ao som de um maiores expoentes da música da Bahia nos últimos anos, a banda BaianaSystem, que tem feito grandes apresentações no Carnaval do Pelô. O público também irá se despedir da folia democrática ao som de Márcia Short, Aloísio Menezes, Nadjane Souza, I.F.Á Afrobeat, Band’Aiyê e Dão.

Serão 15 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho, montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Além dos shows de abertura e encerramento – Paulinho da Viola e BaianaSystem, o credenciamento do Carnaval da Cultura selecionou 13 projetos compostos por três artistas, promovendo encontros musicais memoráveis e inusitados.

Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 22 grupos musicais – banda de percussão, bandão e bandinha de sopro e percussão – e 10 grupos performáticos. Juntos, eles valorizam a tradição dos antigos carnavais de rua e abrem alas na folia para os mais variados estilos musicais.

Uma das novidades deste ano é a inclusão da categoria Baile Infantil, que foi contemplada com quatro propostas, com repertório de músicas infantis e atividades recreativas para agitar a criançada que vem curtir o Carnaval do Pelô junto com as famílias. Os bailinhos acontecerão de sábado à terça de Carnaval, sempre às 15h30, no Largo Pedro Archanjo.

CARNAVAL DA CULTURA O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro – que apoia blocos afro, de samba, de índios, reggae e afoxés, Carnaval Pipoca – com a criatividade dos microtrios e nanotriose Outros Carnavais, que inclui a folia dos Mascarados em Maragojipe.


Fonte : SECULT BA - fevereiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br