carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Cinco shows animam primeiro dia do São João da Bahia
bastidores da folia



Resgatar as tradições juninas é o que pretende o São João da Bahia, uma ação do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), que começa no próximo dia 23 de junho 2016, no Terreiro de Jesus/Centro Histórico de Salvador. A partir das 17h haverá shows gratuitos da Orquestra Sanfônica, Adelmário Coelho, Dorgival Dantas, Cicinho de Assis e Val Macambira. "Resolvemos montar no espaço uma programação mais tradicional, com respeito à Lei da Zabumba. Chamamos, por dia, um nome nacional e outras atrações baianas”, informa o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Para uma festa junina, uma abertura homenageando a sanfona, um instrumento mais lembrado desta temporada. "Por isso, o São João da Bahia terá inicío com a ‘Orquestra Sanfônica’. Na formação, cerca de 20 músicos, de diferentes idades (9 a 80 anos) e gêneros, que no repertório viajam por ritmos como choro, samba, tango, bossa-nova, forró, xote, baião e marchinhas juninas.

A programação também tem como destaque o cantor, Dorgival Dantas, o 'Poeta das Canções', assim conhecido pelas letras das músicas que compõe. Ele é tecladista, sanfoneiro e compositor. A trajetória artística começou com músicas cantadas por outros artistas como Bruno e Marrone, Alexandre Pires, Tchê Garotos, Frank Aguiar, Michel Teló e Aviões do Forró. Entre suas principais canções estão ‘Declaração’, ‘Coração Teimoso’, ‘KKK’, ‘Acabou na Lama’, ‘Barriguinha’, ‘Você não Vale Nada’, ‘Pode Chorar’ e ‘Amor Covarde’.

Tem ainda Adelmário Coelho, o 'Forrozeiro do Brasil', como é chamado pelos fãs. O cantor representa o autêntico ‘forró pé-de-serra’, destacando os costumes e a cultura nordestinas nas músicas e apresentações. Os números da carreira falam por si - com 20 CDs gravados, um DVD e um vinil do início da carreira. Já foi assistido por mais de um milhão de pessoas durante turnês que rodam o Brasil o ano todo.


Fonte : Ascom/Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) - SECULT BA (16/06/2016 10:40) - junho 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br