carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Circuito Bahia Experimental promove oficinas de música em três cidades baianas
bastidores da folia
Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical



Promover intercâmbios, improvisações e aprendizado musicais em Salvador, Santo Amaro e Juazeiro estão entre os objetivos do projeto Circuito Bahia Experimental – Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical, idealizado pelo músico Thiago Trad e realizado pela Giro Produções Culturais. Entre março e maio serão realizadas quatro oficinas gratuitas voltadas para músicos e estudantes de Música e as inscrições já podem ser realizadas no site do projeto. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais. As oficinas serão ministradas pelo músico Thiago Trad e contarão com a presença de uma banda fixa, formada por quatro músicos - guitarra, baixo, sopro e programações. Em cada cidade, a banda contará com novos integrantes e uma formação própria, além da presença de um artista convidado para compartilhar vivências sobre sua trajetória profissional. São disponibilizadas 30 vagas, das quais 10 são destinadas para aulas práticas e 20 para alunos ouvintes.

Em Salvador, a oficina acontecerá no Espaço Xisto Bahia, de 07 a 12 de março, com inscrição até dia 02; em Santo Amaro, será no Teatro Dona Canô, de 21 a 26 de março, com inscrição até dia 14; já em Juazeiro, o Centro Cultural João Gilberto será palco do projeto de 18 a 23 de abril, com inscrição até 11 de abril; e, novamente em Salvador, o projeto volta a acontecer no Espaço Xisto Bahia, entre os dias 02 a 07 de maio, com inscrição até 25 de abril. As oficinas têm a carga horária de 20h, com encontros de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, e culminarão com uma apresentação pública onde serão mostradas as criações realizadas durante as aulas, com participação de um músico convidado.

O projeto também visa incentivar e despertar novas possibilidades de criação dentro de um contexto de improviso experimental, fomentando, assim, o intercâmbio cultural entre diversos músicos do estado. A expectativa é que os participantes possam compreender de que modo se dão as relações estéticas e os processos de elaboração no encontro entre músicos que se dedicam ao trabalho electro/acústico da improvisação musical.

Sobre Thiago Trad - Tem uma trajetória de mais de duas décadas de atuação no cenário musical baiano, a exemplo das bandas Bailinho de Quinta e Cascadura, tendo com esta gravado três premiados discos e um DVD. Bacharel em Percussão Sinfônica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Trad já realizou centenas de shows Brasil afora, fez parte do Núcleo de Percussão da UFBA, é um dos idealizadores do projeto social Toque Cidadão, integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira (Camaçari) e já se apresentou com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). De acordo com Thiago Trad, o Circuito Bahia Experimental deverá formar até 90 músicos por meio das oficinas, além de envolver 35 profissionais atrelados à cena cultural. “É importante lembrar que iniciativas assim reverberam por todo mercado envolvendo, além do aspecto formativo, o de economia da cultura, incluindo produtivamente músicos, fotógrafos, produtores, roadies, designers, comunicadores”, explicou.


- 07 a 12/03 - Oficina e Show em Salvador, no Espaço Xisto Bahia (inscrição até 02/03)
- 21 a 26/03 - Oficina e Show em Santo Amaro, no Teatro Dona Canô (inscrição até 14/03)
- 18 a 23/04 - Oficina e Show em Juazeiro, no Centro Cultural João Gilberto (inscrição até 11/04)
- 02 a 07/05 - Oficina e Show em Salvador, no Espaço Xisto Bahia (prazo de inscrição 25/04)

QUANTO : Gratuita


Fonte : SECULT BA (29/02/2016 15:08) - março 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br