carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Programação infanto-juvenil movimenta a Praça Pastores da Noite no Pelô
bastidores da folia
Projeto Mandinga, da Associação Integrada de Educação e Artes



O Projeto Mandinga, da Associação Integrada de Educação e Artes realiza a partir deste sábado (29), das 8h30, às 17h, na Praça Pastores da Noite, no Pelourinho. Com o nome "Mandiga na Praça" a ideia é incentivar o lazer, o cuidado com o patrimônio, o respeito à diversidade e ao meio ambiente. Na programação deste sábado acontece pintura facial, campeonato de empinar arraia (pipa), contação de histórias, brincadeiras populares, distribuição de brinquedos, oficina de reciclagem, oficina de grafite e pintura, além da tradicional roda de capoeira. O evento se prolonga pelos meses de novembro e dezembro.

A praça está localizada no final da Rua das Laranjeiras, no terraço do edifício-garagem do Pelourinho (estacionamento 14-M), no Centro Histórico de Salvador (CHS). A iniciativa é apoiada pelo projeto 'Dei Valor' do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Projeto Mandinga foi contemplado pelo IPAC com uma sede no ano passado (2015) para realizar suas atividades artísticas e educativas, através de um contrato de autorização de uso do bem público. O Mandinga realiza ações educacionais, culturais e esportivas desde 1998 e foi idealizado pelo Mestre de capoeira Sabiá. A ênfase do projeto é na capoeira, samba de roda, maculelê e outras atividades correlatas a essas manifestações culturais.

De acordo com o Mestre Sabiá, a ideia é que o projeto contribua ainda na formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, socialização e liberdade, de forma recreativa e disciplinar. "Já atuamos em dez países, entre eles Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Brasil", diz Mestre Sabiá. Segundo ele, que coordena a iniciativa, o desejo é envolver a sociedade na ocupação e valorização da Praça Pastores da Noite. "A praça é da comunidade, um patrimônio público e devemos preservá-lo", declara Sabiá.


Fonte : SECULT BA (27/10/2016 15:43) - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br