carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      





Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SECULT BA (24/02/2017 11:10)
Foto Rixô : divulgação SECULT BA por Walmir Cirne
Foto IvanHuol : divulgação SECULT BA por Almir Santos


Pipoca democrática dos Microtrios e Nanotrios têm encontro especial
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


Marchinhas, MPB, samba, rock n’roll e fanfarras tomaram conta dos corações do foliões no 2º Encontro de Microtrios e Nanotrios, que aconteceu no começo da noite no Terreiro de Jesus. Folia para todos os gostos e gerações é a proposta dessa irreverente reunião promovida pelo projeto Carnaval Pipoca, que conta neste ano com a participação de seis microtrios e quatro nanotrios. Pioneiro da categoria microtrio em Salvador, o músico Ivan Huol vê com bons olhos e animação o crescimento do encontro na festa.

Na categoria Microtrios, foram selecionados o Coretinho Elétrico 2017; Banda Marana no Peixinho Elétrico; Projeto Cultural Baianafolia; Tuk Tuk Tropical - Um Sonoro Carnaval; Carroça Elétrica Viola Vadia com Neto Balla e o microtrio de Ivan Huol, que comemorou 20 anos em 2016 foi o primeiro dessa categoria em Salvador.

Este ano, o tema será Microtrio é GG, é Geleia Geral, numa referência à expressão cunhada pelo poeta Décio Pignatarique que se tornou o título do manifesto-canção de Torquato Neto e Gilberto Gil. A decoração ficou por conta do artista plástico, designer e cenógrafo Ray Vianna, assinando pelo segundo ano consecutivo a cenografia do carro.

Adiantando que "atrás de rixô elétrico, só não vai quem já morreu", o músico Fred Menendez, levará para as ruas, em cima de um Nanotrio, o Rixô Elétrico, projeto de música instrumental que vai apresentar uma mistura de ritmos, relembrando músicas que fizeram os carnavais dos foliões em todas as épocas.

Outros projetos selecionados para essa categoria que também prometem muita animação são Peu Meurray e o Coletivo Gente Boa se Atrai; Pipoca Elétrica e o Bicicletrio Toca Raul com a Banda Arapuka. Nanotrio é um veículo de tração humana (empurrado por pessoas ou movido com uso de pedal) não tem palco, mas segue com sonorização, iluminação cênica, decoração e alegoria carnavalesca para folião nenhum botar defeito. A ideia é que a diversidade possa estimular novos diálogos e animar ainda mais a cena cultural na Bahia.


QUANDO : 24 de fevereiro 2017 - SEX
O QUÊ : Encontro de NanosTrio, Coretinho Elétrico e Microtrios
ONDE : Terreiro de Jesus - Circuito BATATINHA (Pelourinho) - Salvador BA
RITMO : axé music e samba

www.carnaxe.com.br