carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SECOM BA (27/02/2017 20:10)
Foto divulagção SECON: André Frutuôso



Mulheres empoderadas desfilando na avenida
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


“Mulheres empoderadas desfilando na avenida”. Esse foi o tema do bloco Afoxé Filhas de Gandhy que abrilhantou o Circuito Dodô, nesta segunda-feira (27). A entidade com 37 anos de tradição no Carnaval de Salvador reforçou a mensagem de luta pelo empoderamento feminino na festa de Momo. Ao todo, foram 800 associadas puxadas pelas alas das baianas e capoeiristas, embaladas por um cortejo de percussionistas – todas mulheres.

A produtora cultural da entidade, Franciene Simplício, explica que o afoxé também faz uso do Carnaval para protestar contra a violência à mulher na folia. “Usamos esse espaço de destaque que é o Carnaval para chamar atenção para nossas lutas”, disse. Há quatro anos a foliã Rosália Conceição, 64 anos, desfila no bloco, na opinião dela, que é negra e filha de santo, o melhor do Carnaval.

“Eu simplesmente amo isso aqui”, disse enquanto coreografava passos de dança afro. O afoxé foi criado para ser referência feminina no estilo de desfile e postura quase litúrgicos desenvolvidos há mais de seis décadas pelo seu equivalente masculino, o Filhos de Gandhy.

O Carnaval das Filhas de Gandhy prossegue na terça-feira (28), no Circuito Osmar (Centro), com concentração às 15h, na Praça Castro Alves. As associadas saem no contra-fluxo, ou seja, pela Rua Carlos Gomes.


QUANDO : 27 de fevereiro 2017 - SEG
O QUÊ : Bloco Afoxé Filhas de Gandhy
ONDE : Circuito DODÔ ( Barra / Ondina ) - Salvador BA
RITMO : afoxé e axé music

www.carnaxe.com.br