carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Caetano Veloso elogia parceria entre o Cortejo Afro e o IPAC
bastidores da folia
A praça é propriedade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC)



"O que estou vendo aqui é um resultado maravilhoso! Isso aqui está lindo e as coisas que Alberto Pitta me disse sobre a Praça das Artes do IPAC são muito boas." Com essas palavras, o cantor e compositor baiano, Caetano Veloso, resumiu seu entusiasmo ao ver o bloco Cortejo Afro na última segunda-feira, dia 06 de fevereiro 2017, na Praça das Artes, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS). Durante 15 anos os ensaios aconteceram em local próximo e menor, no largo Tereza Batista.

 

A praça é propriedade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que fez serviços de paisagismo, poda de árvores, arbustos e plantio de mudas no local. "Fizemos ainda iluminação, piso, colocação de granito, pintura de paredes, muros, gerência e manutenção, abrindo com estacionamento embaixo da praça desde novembro do ano passado para garantir conforto do púbico para o verão", afirma o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.
A parceria entre IPAC e Cortejo integra o Projeto de Dinamização dos Espaços do Instituto em Salvador e interior do estado. "São largos e praças (Pelourinho), Passeio Público (Campo Grande), museus de Salvador, como MAM (Unhão), Palacete das Artes (Graça) e MAB (Corredor da Vitória), e em Santo Amaro, Candeias e Cabaceiras do Paraguaçu", explica o gestor.

ACERVOS CULTURAIS
A ideia do IPAC é que novas parcerias público-privadas possam ser feitas para dinamizar seus espaços. "Essas dinâmicas podem ter requalificações físico-urbanas, promovem o bem-estar de baianos e turistas, o dinamismo da economia local e a geração de emprego e renda para a população", lembra João Carlos.
Além de artistas, como Caetano Veloso, Regina Casé, Preta Gil, Beto Jamaica e Fause Haten, o IPAC recebe empresários e produtores culturais para mostrar o case de sucesso da ocupação da praça. A iniciativa chamou atenção de Caetano. "Essa parceria com o IPAC é incrível. Um espaço com acervos culturais importantes, como os de Lina Bo Bardi e Walter Smetak (Centro Cultural Solar Ferrão), entre outras coleções aqui perto. O lugar é lindo e fiquei feliz!", disse o cantor e compositor baiano.

LIVROS
Durante o show do Cortejo com participação de Preta Gil, Caetano conheceu os livros o IPAC. "Achei bem interessante e vou levar os principais", disse ele, que é conhecido por ser um ávido leitor e se entusiasmar com a cultura popular. Festa da Boa Morte, Desfile de Afoxés, Conjunto Escola Parque, Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix, Bembé do Mercado e Ofício de Vaqueiro são alguns títulos da coleção IPAC levados por Caetano. Além de livros e apostilas, o IPAC dispõe de mapas, cartilhas e folderes de museus e bens culturais no link http://goo.gl/5WFPFH.

ENSAIOS CORTEJO AFRO
programação completa
confira aqui


Fonte : SECULT BA (10/02/2017 15:54) - fevereiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br