carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Projeto Sambas de Roda Mirins realiza primeiro encontro
bastidores da folia
Fundo de Cultura do Estado da Bahia



O projeto Sambas de Roda Mirins realiza o primeiro encontro para o lançamento neste sábado (15), às 10h, na Casa do Samba de Maragojipe (Sede da Fundação Vovó do Mangue). A proposta do projeto é de salvaguardar, preservar, recriar e difundir o Samba de Roda, mediante os grupos de samba de roda mirins formados pela Rede das Casas de Samba de Roda através de diversas ações formativas, artísticas e educativas.

Serão cinco encontros que acontecem nas cidades de Maragojipe, Irará, Acupe, São Francisco do Conde e Saubara, com a participação de 11 grupos de samba mirins: Samba de Roda Vovó Sinhá (Saubara), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe-Santo Amaro), Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba Mirim Fruto da Raiz (Antonio Cardoso), Samba Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde), Samba Mirim Juventude do Iguape (Iguape/Cachoeira) e Samba Mirim Infanto Juvenil da Loja (Irará), Samba Mirim Os Filhos de Maria (Vera Cruz), Barquinha Mirim (Bom Jesus dos Pobres/Saubara) e Bicho da Cana (Salvador)

No ano de 2005 foi dado início ao plano de salvaguarda do samba de roda, que ganhou ainda mais força e visibilidade em 2010, quando um grupo de sambadores e sambadeiras começou juntamente com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia uma articulação para a criação da “Rede de Casas do Samba”. São espaços simples, a serem usados coletivamente pelos sambadores para ensaios, atividades educativas, reuniões e o que mais necessitarem. Esta ação possibilitou a implantação de 14 Casas do Samba de roda em 14 cidades da Bahia. Uma série de atividades foi desenvolvida a partir da execução da Rede de Casas do Samba com destaque para o trabalho de transmissão de saber ministrados por Mestres do Samba de Roda, por meio de oficinas e encontros que resultaram na constituição de grupos mirins de samba de roda compostos na sua maioria por filhos e netos de sambadores.

Este projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, com recursos do Fundo de Cultura, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital 23/2016 – Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO : Lançamento do Projeto Sambas de Rodas Mirins – 1º Encontro
QUANDO : 15 de julho 2017 - SAB - 10h
ONDE : Casa do Samba de Maragojipe (Sede da Fundação Vovó do Mangue) - Praça Conselheiro Antonio Rebouças, nº 16 - centro - MARAGOJIPE BA
Participação: Samba de Roda Vovó Sinhá (Saubara), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe-Santo Amaro) e Samba Mirim Os Filhos de Maria (Vera Cruz).


Fonte : SECULT BA .Fundo de Cultura (11/07/2017 17:00) 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br