carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Música, teatro, feira e exposições na Semana de Museus do MAB
bastidores da folia



Com uma programação calcada na pluralidade estética e poética o Museu de Arte da Bahia celebra a 15ª Semana de Museus apresentando nesta quinta-feira (18), às 16h, no auditório o grupo musical Sotakes. Neste mesmo dia, na área externa, às 14h, acontece a Feira Agroecológica. No Laboratório de Experimentação Estética - LEE, às 19h, o ator Duda Woyda encena "O Outro Lado de Todas as Coisas". Na sexta-feira (19), às 17h30, no auditório do MAB, será realizada a leitura dramática "Coiteiros de Paixões", e às 19h, a atriz Mariana Moreno apresenta o solo "Uma Mulher Impossível". Este espetáculo fica em cartaz, também, sábado (20) e domingo (21), no Laboratório de Experimentação Estética, às 18h. Neste mesmo dia, domingo (21), às 16h, o flautista Rafael Dias realiza seu recital de estreia com participação de convidados. Confira abaixo os detalhes de cada evento:

O Grupo Sotakes que se apresenta nesta quinta (18), às 16h, no auditório do MAB é formado pela união entre um quinteto de cordas (Mario Soares - Violino I; Junio Santana - Violino II; Davi Dimana - Viola; Eugênio Biondi - Violoncello; Alexandre Vieira – Contrabaixo) e instrumentos de percussão (Emanuel Magno). Neste dia haverá a participação dos músicos: Luciano Chaves – Flauta; Marcio Pereira – Guitarra e Juliana Leite – Voz. Serão apresentadas obras que vão desde o Barroco, passando pelo Impressionismo francês e chegam a obras do cancioneiro popular brasileiro e internacional. No domingo (21), às 16h, o músico Rafael Dias, flautista graduado na UFBA, se apresenta no auditório do museu contando com as participações dos músicos, César Diniz, Clara Letícia e Flávio Hamaoka.

Na sexta-feira (19), a partir das 17:30, o auditório do MAB apresenta a leitura dramática montada pelo "Grupo Nós", a partir do texto de Luiz Felipe Botelho, "Coiteiros de Paixões" e direção de Sandro Souza. O grupo é composto por 9 atores, formados pelo curso livre de teatro da UFBA, entre eles, Lindete Souza, "desejamos que cada espectador saia do nosso espetáculo e consiga despertar a vontade de ler, valorizando as palavras e criando um entendimento maior do texto encenado como de qualquer outro", afirma a atriz. De quinta a domingo o Laboratório de Experimentação Estética apresenta dois solos da Companhia teatral ATeliê voadOR. Os espetáculos O Outro Lado de Todas as Coisas (quinta, às 19h) e Uma Mulher Impossível (Sexta, às 19h, sábado e domingo, às 18h).
O Outro Lado de Todas as Coisas tem a direção de Marcus Lobo e Rafael Medrado e a atuação do ator Duda Woyda. O fio condutor do espetáculo, é a ideia do amor na obra de Caio Fernando Abreu, morto em 1986. Com uma cenografia minimalista, estão em cena uma vitrola, que toca o tempo todo Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Elis Regina, entre outros citados por Caio em seus contos. Uma Mulher Impossível, com a atriz Mariana Moreno e direção de Djalma Thürler, discute como é necessário tratar a raiz cultural do machismo, problema de toda a sociedade. O solo é um convite a se pensar, em nome de todas as mulheres, sobre o machismo, a violência e a pornografia feminina.

Além da programação musical e teatral o público poderá visitar a exposição permanente do museu e seu rico acervo distribuído em dois circuitos principais: o das artes decorativas e o das artes plásticas, com ênfase para o a Escola Baiana de Pintura e a instigante mostra "O Avesso da Pele" dos artistas visuais José Henrique Barreto e Luiz Cláudio Campos, organizada ao redor de práticas experimentais que investigam as maneiras como sentimos, padecemos e projetamos a nossa corporiedade.

Quinta-feira (18) na área externa do museu, das 14h às 17h, acontece a Feira Agroecológica, uma parceria do MAB com a Redemoinho (Cooperativa de Comércio Justo e Solidário). O público poderá encontrar produtos de boa qualidade e oriundos de uma produção socialmente justa, ambientalmente sustentável e biologicamente saudável. Com exceção das peças apresentadas no Laboratório de Experimentação Estética todas as atividades serão franqueadas ao público. O Museu de Arte da Bahia é uma unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Disponibilizamos estacionamento.


Fonte : SECULT BA (18/05/2017 12:32)- maio 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br