carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Caminhada do Samba será uma prévia do Carnaval em Salvador
bastidores da folia


Salvador inicia neste domingo (28) as celebrações do Dia Nacional do Samba, que é comemorado em 2 de dezembro, com uma caminhada reunindo trios elétricos e grandes artistas. Trata-se de uma promoção conjunta da Prefeitura Municipal, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). O evento terá início às 14h, no Campo Grande, e será encerrado às 20h, na Praça Castro Alves. As camisas serão trocadas por uma lata de leite. As doações serão enviadas para instituições filantrópicas. “O samba tem raízes na Bahia e temos inúmeros talentos. É uma atividade cultural bastante significativa e Salvador, que tem uma grande diversidade de ritmos, tem o samba como uma de suas grandes referências culturais”, afirma o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco.Segundo ele, o evento terá a participação de dez blocos e atrações, como Nélson Rufino, Batifun e Gal do Beco, dentre outros. Neste ano, inclusive, numa parceria entre a Saltur e Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), será realizado um monitoramento através de câmeras espalhadas pelo circuito, facilitando assim o ordenamento da festa.

Como já acontece tradicionalmente, a caminhada promete ser uma prévia do Carnaval, que em 2011 terá como tema a Percussão. Os blocos vão desfilar com trios elétricos. O trânsito vai ser fechado às 13h e nesse dia não vai ser permitido o estacionamento de veículos na Avenida Sete e Carlos Gomes. De acordo com Fernando Rufino, da Unesamba, em 2009 a caminhada reuniu cerca de 700 mil pessoas.

HOMENAGEM
O Dia Nacional do Samba surgiu como uma homenagem ao compositor carioca Ary Barroso na data em que ele conheceu Salvador, cidade que, mesmo antes da primeira visita, já era cantada por ele em sucessos, como “Na Baixa do Sapateiro”. A data acabou se tornando nacional, uma vez que o samba é um dos ritmos mais populares do país e atualmente consegue congregar todas as camadas da sociedade. No início deste século, o samba foi tombado como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Fonte : SECOM PMS - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br