Entidades Negras homenageiam ativista Abdias do Nascimento na 11ª Caminhada da Liberdade, no próximo dia 20, às 10h, com saída do Curuzu ao Pelourinho, em Salvador (BA).O Fórum de Entidades Negras da Bahia realiza no próximo domingo (20) – Dia da Consciência Negra –, às 10h, a 11ª Caminhada da Liberdade, sob o lema “Viva Abdias! Viva Zumbi! Igualdade é pra Valer”, em referência ao ator, diretor, dramaturgo, artista plástico, poeta e militante brasileiro Abdias do Nascimento, que faleceu em maio deste ano, aos 97 anos. A Caminhada que reúne centenas de baianos e turistas brasileiros e estrangeiros sairá do Curuzu (Liberdade) em direção ao Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), acompanhada pelas apresentações das bandas dos blocos afros Okanbí, Malê Debalê, Cortejo Afro, Muzenza, Ilê Aiyê e Os Negões.
“Já são 11 anos de Caminhada da Liberdade. No domingo, estaremos de volta às ruas para celebrar os 316 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares e o legado de nosso grande mestre Abdias do Nascimento. Nesse momento, através das nossas músicas e da nossa africanidade baiana, reafirmamos a nossa constante luta pelos direitos humanos, contra o racismo e por justiça social, sempre com alerta de que exigimos Reparação Já!”, disse o coordenador geral do Fórum, Walmir França.
Compõem o Fórum de Entidades Negras: Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica – AGANJU; Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes – ANAAD; Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê; Associação Cultural Os Negões; Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes – ABADFAL; Bloco Afro Ókánbí; Centro de Estudos e Pesquisas Mário Gusmão – CEMAG; Grupo Cultural Cortejo Afro Federação Nacional de Culto Afro-Brasileiro – FENACAB; Grêmio Recreativo Cultural Muzenza; Sociedade Cultural Recreativa e Carnavalesca Malê Debalê.
Informações (71) 8607-7571.
Fonte : Iderb - Juliana Dias - novembro 2011
volta | contato
|