"Galvão com a Palavra" em texto publicado na internet traduz a relação entre o grupo Novos Baianos e os trios elétricos:
"Pepeu, desde menino sonhava em ter um trio seu. Sonho natural de um guitarrista baiano que nasceu tocando, podemos dizer.
O trio elétrico Novos Baianos teve a participação importantíssima de Pepeu. Moraes Moreira, embora não tenha participado da formação desse trio elétrico, pois já estava fora do grupo na
ocasião, integrou o trio Novos Baianos, na apresentação comemorativa dos 20 anos do grupo. Ele também sonhava cantar para um grande público como o de trio elétrico. E assim sonharam Baby, Paulinho e todos Novos Baianos; a ponto de Moraes colocar uma letra, por sinal boa, em Pombo Correio, composição de Osmar que foi sucesso no carnaval baiano de 1976.
Nesse mesmo ano, o trio elétrico Novos Baianos estreou na praça, com a participação de Paulinho e Baby, que eram os cantores do grupo, e Pepeu, que era o maestro, mas fazia o vocal. Incorporaram-se ao trio elétrico uma mesa de som, três microfones e trocaram-se as cornetas por caixas de som.
Não podemos esquecer a importância que teve nosso saudoso técnico de som, Salomão, que desencarnou sorrindo, já depois do grupo desfeito.
Antes, quando incluímos o chorinho em nosso trabalho, Armandinho já dera a Pepeu a afinação certa do bandolim, e Jorginho vinha praticando o cavaquinho. Assim, não foi difícil chegarmos ao trio elétrico, com Dadi no baixo, Baxinho na bateria, Charles nos pratos, Bola no bumbo e mais o reforço de quatro caixas e três bumbos. O trio elétrico fez um som com personalidade, ficando conhecido pelo público pela característica desenhada por todas as áreas do trabalho, cordas, voz e percussão.
Depois, o trio elétrico Novos Baianos lançou o teclado no trio, trazendo Luciano Alves, um músico carioca. Marcantes foram os encontros dos trios Dodô e Osmar e Novos Baianos, nas madrugadas de terça de carnaval para quarta feira de cinzas, com a presença de Caetano Veloso e Moraes Moreira. No ano em que saiu a música Festa no Interior, Gal Costa também marcou presença, encantandonos com sua voz. No finalzinho dessa fase, antes do carnaval axé, Gilberto Gil nos deu o prazer da sua presença.
Texto : Galvão com a Palavra
|