carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte :



Resgate da trajetória do trio elétgrico





Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
Bibliografia : confira aqui

www.carnaxe.com.br  
.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸¸.Cronologia trio Elétrico.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸¸.



::: 24 de Fevereiro 1993 :::

A festa de encerramento do carnaval de Salvador se estendeu até a tarde de hoje no Largo do Farol da Barra, sob a animação do trio elétrico do cantor Gerônimo e pela Timbalada. Mas o encontro dos trios na Praça Castro Alves, que começou na madrugada de hoje, foi o ponto alto da festa, contando com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e a cantora Tânia Alves. Além dos sucessos tradicionais, os trios selaram mais uma vez a união do sagrado e o profano, animando a praça com o Hino do Senhor do Bonfim e a oração do Pai Nosso, em ritmo de samba-reggae.

Desde o inicio da noite de ontem (23) os trios independentes, contratados pela prefeitura para animar os foliões que não participam dos grandes blocos, começaram a passar pela Praça Castro Alves. Os foliões não pararam um minuto. Por volta das 3 horas da madrugada de ontem, o Trio Dodô e Osmar apareceu para comandar a festa. Osmar Macedo, um dos criadores do trio-elétrico, que está completando 70 anos de idade mês que vem, fez questão de participar do encontro relembrando velhos sucessos com seu filho o guitarrista Armandinho.

A festa ficou completa quando Caetano e Gil subiram no Trio Dodô e Osmar para cantar clássicos do carnaval baiano, anteriores à chamada axé music. A multidão delirou enlouquecida principalmente quando, Caetano, Gil e Armandinho, cantaram "A Filha da Chiquita Bacana" e "Chame Gente", dois hinos do carnaval de Salvador. O DoDô e Osmar animou os foliões junto com o trio Tapajós até as 8 horas da manhã.

Em seguida chegou o trio de Gerônimo, que estava acompanhado da cantora Tânia Alves e da Banda Monte Serrat. Gerônimo cantou antigos sucessos como "Eu Sou Negão", "É d! Oxum" e "Jubiabá". Mas o ponto alto do seu show foi quando ele resolveu apresentar "Ser Tão Forte", o polêmico samba-reggae que compôs baseado na oração do Pai Nosso. Ele conclamou os foliões a cantar a música que fez "em parceria com Jesus Cristo" e a multidão atendeu, criando um momento incomum no carnaval. Depois de agitar a Castro Alves até as 9h30, o trio de Gerônimo seguiu para o Largo do Farol da Barra, onde os músicos dos trios Uva, Tokijós e Pinote, exaustos, tentavam deixar o local sendo impedidos pelos foliões que queriam brincar mais. A partir de então, Gerônimo comandou a festa (sendo acompanhado pela Timbalada do percurssionista Carlinhos Brown) que invadiu a tarde e prometia prosseguir até a noite.

Fonte: Estadão