O cantor e compositor Tonho Matéria fez o público vibrar, na quarta-feira, dia 19 de fevereiro 2025, em um show no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, na cidade de Salvador, na Bahia. Ao som de canções que marcam os 40 anos da Axé Music, o artista celebrou momentos icônicos da história. “Vi tudo se transformar ao longo dos anos. Fico feliz por contribuir com minhas composições e minha forma de cantar”, destacou.
O show teve início com o resgate das músicas das bandas percussivas Olodum e Ara Ketu, grupos dos quais já fez parte. Clássicos como “Menina Me Dá Seu Amor”, “Se Me Chamar Eu Vou”, “Mangangá” e “Buzú”, todas de sua autoria, fizeram o público, com entusiasmo, cantar e dançar.
Tonho Matéria é também mestre de capoeira e celebrou a cultura afro-brasileira com exaltações aos blocos afros. Em um momento especial do espetáculo, relembrou hits como “Faraó”, “Rosa” e “Toneladas de Desejo”. Sempre interagindo com o público, chamou os fãs para cantar e esbanjou talento na dança.
O show faz parte da programação especial “Verão Axé Music 40 anos”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
A noite foi marcada ainda pelo show de abertura do cantor Diggo de Deus, com repertório marcado pela batida do samba-reggae. Além de homenagear a Axé Music com canções como “Muito Obrigado Axé” e “É d’Oxum”, o artista destacou a importância do Olodum em sua formação musical.
“A música afro, de tambor, é meu alicerce. É uma honra dizer que sou fruto de uma escola voltada ao povo preto”, afirmou.