carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Lavagem de Itapuã 2012
bastidores da folia
Prefeitura oferece serviços para Festa de Itapuã. Evento comemora 107 anos de existência com o tema "Tradição e Identidade Itapuãzeira".



A realização da Festa de Itapuã contará, nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, com os serviços essenciais oferecidos diariamente pela Prefeitura de Salvador, com a participação de diferentes órgãos municipais. Dentre os serviços oferecidos estão limpeza, iluminação, fiscalização e ordenamento de ambulantes e saúde, além da vistoria prévia feita no bairro pela Defesa Civil de Salvador.
Presente no calendário oficial de festas populares da cidade, a Lavagem de Itapuã comemora 107 anos de existência e traz como tema “Tradição e Identidade Itapuãzeira”.
A programação da festa, que acontece sempre na quinta-feira que antecede o Carnaval, consiste na saída do Bando Anunciador, ainda de madrugada, pelas ruas do bairro. Logo depois, acontece a alvorada com queima de fogos e, na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, é feita a pré-lavagem das escadarias do templo pelas baianas.
Em seguida, é servido o tradicional café da manhã, mantido pelos sobrinhos e netos de dona Niçu, falecida moradora que foi uma das principais incentivadoras da festa. A concentração das baianas, das Filhas de Gandhy e do grupo de capoeira na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Coqueiral de Piatã, dá início ao cortejo. Centenas de pessoas seguem em direção à Igreja de Nossa Senhora de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi. Após a lavagem das escadarias, é iniciada a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras.

Fonte : Secom - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br