origem da micareta
Folianópolis, carnaval fora de época de Florianópolis, Santa Catarina teve início em 2006. Até então a cultura do axé era vista com certa discriminação pela maior parte do público e não chegava a tocar em nenhuma casa noturna da capital catarinense. Algumas tentativas de se realizar outras micaretas anteriormente não haviam prosperado. Tudo isso viria a mudar quando a All Entretenimento juntamente com as principais produtoras de Salvador, resolveu acreditar no potencial e conseguiu promover a 1º EDIÇÃO do Folianópolis, em 13 de maio de 2006 - Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e Banda Batom na Cueca (Mamê) trazem para capital catarinense a energia do Bloco Cerveja & Coco, CONTINUAÇÃO AQUI.
2º EDIÇÃO - Em 2007, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2007 - Devido a reforma da Passarela, o evento aconteceu em novembro na Avenida Gustavo Richard (centro).
O evento vai para o mês de novembro e ganha mais um dia de Folia, Banda Eva (Saulo Fernandes) e Banda Rapazolla (Tomate) comandam a noite de abertura e Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e Banda Batom na Cueca (Mamê) animam o
Bloco Cerveja & Coco, CONTINUAÇÃO AQUI.
3º EDIÇÃO - Nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008 - Este ano marcou pela estréia do cantor Tomate em carreira solo, comandando a noite de abertura ao lado da Banda Eva (Saulo). E o Bloco Cerveja & Coco, comandado por Ivete Sangalo e Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , teve na abertura de suas respectivas apresentações Banda Batom na Cueca (Mamê) e Timbalada que também fez sua estréia na ilha. A micareta retorna para a Passarela Nego Quirido, CONTINUAÇÃO AQUI.
4º EDIÇÃO - 20 e 21 de novembro de 2009 - No ano em que Ivete Sangalo estava de licença-maternidade, a Ilha ganha de presente o retorno após 15 anos da Banda Chiclete com Banana (Bell Marques). Que incendiou a que foi, até então, a maior EDIÇÃO de todos os tempos do Folianópolis. Eva, Tomate, Banda Batom na Cueca (Mamê) , Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e o estreante André Lellis completaram a grade da Folia na ilha, CONTINUAÇÃO AQUI.
5º EDIÇÃO - Em 13 e 14 de novembro de 2010 - Retornando ao feriado do dia 15 de Novembro, o Folianópolis 2010 foi marcado pela volta da cantora Ivete Sangalo. Destaque para o Camarote Pacha Floripa e para a Macarronada do Léo - almoço oficial da micareta. Nos três dias de festa, Banda Chiclete com Banana (Bell Marques), Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , Tomate, Banda Eva (Saulo) e Banda Batom na Cueca (Mamê) agitaram os Foliões. Camarote Pacha Floripa e Macarronada do Léo, o "Almo&ocedil;o Oficial", foram também algumas das novidades da EDIÇÃO de 2010, CONTINUAÇÃO AQUI.
6º EDIÇÃO - Folianópolis 2011 teve grandes novidades e manteve os principais ingredientes da melhor micareta do Brasil. Com o Corredor Folia e o Camarote Balada Nova Schin ampliados, mais foliões puderam pular ao som dos grandes nomes do axé. Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , Banda Chiclete com Banana (Bell Marques), Tomate, Banda Batom na Cueca (Mamê) e Banda Eva (Saulo) subiram nos trios e agitaram mais de 15 mil pessoas nos três dias de festa. Além do tradicional Almo&ocedil;o Oficial -Macarronada do Léo- e da tenda eletrônica da Pacha, a programação do Folianópolis 2011 ainda contou com o Palco Esquenta Folia, que trouxe Betinho, Daniel das Micaretas, Fat Duo e a revelação Diana Dias, abrindo as noites com muita animação, CONTINUAÇÃO AQUI.
micareta não realizada
Nos anos de 2020 e 2021, o Folianópolis não foi realizado devido as medidas restritivas pelo Município Florianópolis e o Governo do Estado de Santa Catarina, visando conter a transmissão da Covid-19, doença que assolava o cenãrio mundial.
passarela nêgo quirido
O Sambódromo de Florianópolis foi inaugurado em 1989 na gestão do prefeito Edison Andrino. Seu nome original seria Passarela Pedro Medeiros, em homenagem ao vereador da época. Posteriormente a passarela ganhou o nome do sambista Juventino João dos Santos Machado fundador da escola de samba Copa Lord da cidade. A Passarela Nego Quirido é localizada na Avenida Governador Gustavo Richard, Centro/Prainha, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil.
QUIRIDO ou QUERIDO? Segundo Aldírio Simões (1) "... Essa é uma outra polêmica que se arrasta desde a inauguração da passarela. Quirido, obedecendo o linguajar ilhéu, era como Juventino era conhecido, entretanto, a placa inaugural tinha o nome de -Passarela Nego Querido-, por obra de algum assessor politicamente correto. é essa a denominação certa do equipamento instalado na Prainha.
O plebiscito sugerido pela Setur para, se for do interesse dos carnavalescos, alterar o nome da passarela, é preciso saber dividir entre samba e Carnaval..."
Quer saber mais sobre as demais edições? Então clique sobre os logos abaixo.
programação completa
referências bibliográfica
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- Folianópolis - website oficial - SEE+
- (1) AN Capital, Nego Quirido ou Querido? por Aldírio Simões
- Foto Caio Graça - Onthelist - micareta de 2018
CarnAxE, aqui é Carnaval
Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br