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Bastidores da Folia | |
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Uma quinta categoria não encarou a festa com tanto bom humor: os moradores das ruas por onde a micareta passava receberam um passe para poder entrar e sair de casa nos dias da festa. Sem falar no barulho causado pelos trios, que chegou a 800 decibéis, quase dez vezes mais que o máximo tolerado pelo ouvido humano.
A prefeitura levou ao Fortal 13 ambulâncias e ofereceu 294 ônibus em quatro linhas extras para transportar os foliões até as 4h de segunda-feira. O governo estadual pôs a serviço da festa três mil homens, entre eles dois mil policiais militares, 20% da tropa, considerados suficientes para atender a um público que lotou os hotéis de Fortaleza durante uma semana. O estado e a prefeitura também comemoraram a alta procura pela festa. Este ano, pela primeira vez, os donos de bloco passaram a pagar à prefeitura o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Consumo de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao estado. Em 1995, pela primeira vez, a Receita Federal intimou os organizadores do Fortal a acertar contas com o Leão. O Imposto de Renda foi pago com base numa estimativa, modesta, de que foram vendidos 19 mil abadás, com receita de R$ 3,8 milhões. O Fortal-96 foi patrocinado pela Antarctica, com R$ 170 mil, Coca-Cola, com R$ 170 mil, Unimed, com R$ 100 mil e carteirinhas de segurado para todos os foliões que compraram abadás, e pela Vasp, que transportou 352 convidados para a participação na micareta. Entre eles, o ministro dos Transportes, Odacir Klein, o diretor de novelas Paulo Ubiratan e Boninho, diretor de especiais da Rede Globo, com sua namorada, a atriz Ana Furtado, e o ator Victor Fasano. Também estiveram presentes o humorista Tom Cavalcante, o cantor Fagner e a atriz Paula Burlamarqui. Considerando-se o retorno financeiro, a franquia do carnaval baiano saiu-se melhor que o original. Além do lucro dos 210 camarotes, a R$ 4 mil cada, o evento vendeu 25 mesas de pista a R$ 800 cada, vários empresários aproveitam o Fortal para levar executivos de multinacionais a Fortaleza, pensando em futuros negócios. Nestlê, Lacta, Consul, Kaiser, Banco Itaú e várias agências de publicidade organizaram camarotes exclusivos. O percurso foi invertido, começando nas imediações da Estátua de Iracema, na Beira-Mar e terminando no começo da Praia de Iracema. Nesse ano as novidades do evento foram as bandas Pimenta N’Ativa, Timbalada, Cia. do Pagode e Zanzibar
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