A Copa Vela, micareta de Paulo Afonso, acontece de 04 a 07 de setembro. A cidade já respira diversão e está em contagem regressiva para o maior evento da região.
O carnaval fora de época de Paulo Afonso tem uma característica peculiar: misturar ritmos para agradar a todos os públicos. Uma fórmula que vem dando certo. A expectativa é que pelo menos vinte mil pessoas por dia visitem o circuito da folia.
Ao longo de suas edições, o evento atravessou importantes transformações. No início era apenas uma competição náutica. Hoje, a Copa Vela apresenta-se como uma das maiores micaretas do Nordeste, incluída no calendário brasileiro de festas, atraindo pessoas de diversos cantos do Brasil em busca de diversão.
No passado, a Copa Vela atraía desportistas de todo país em busca da competição náutica de velas. O evento não tinha o objetivo festivo propriamente dito, mas, impulsionado pelo crescimento do axé music e das micaretas, que começavam a ganhar força nas grandes cidades do Nordeste, o evento entrou nesse cenário e a Prainha, local onde aconteciam as competições, passou a ser palco de grandes shows musicais em trios elétricos.
Embalados nesse ritmo, nasceram os blocos, que logo inventaram seu circuito. Atrás do trio elétrico, os foliões desfilavam da avenida Apolônio Sales, circuito da folia atual, até a beira do rio da Prainha. E, ao longo dos anos, sentiu-se a necessidade de localizar o evento em um circuito mais seguro e concentrado. A partir daí a festa principal passou a acontecer na Avenida Apolônio Sales.
Em sua programação, dezenas de bandas fazem grandes shows em praça pública no palco e trios elétricos, somando a participação dos blocos, que são personagens fundamentais para a continuidade do evento. Atualmente, o bloco Chavaska é um dos grandes símbolos do evento.
Informações (75) 3281-9603.
- www.copavela.com.br
|