Não é permitido o uso e reprodução do conteúdo em sites.

volta| contato| home


PROGRESSO

"Assim como a organização dos blocos, a estrutura dos carnavais fora de época cresce a cada ano, além de gerar empregos diretos e indiretos e arrecadar alimentos a entidades carentes, porpocionando segurança, saúde e outros serviços."
Lilian C. Marcon




AVENTURA
A aventura começou na primeira edição, onde navegamos nos mares dos ritmos baianos. Na edição 02, caminhamos entre as ruas, becos e avenidas das Micaretas parte1 primeiros passos. Na próxima edição embarcaremos na nave dos cantores e bandas com suas músicas e a gingado que conquistaram multidões. Lembrando, que nas próximas edições apresentaremos a micaretas parte 02, 03... e muito mais.



BIBLIOGRAFIA
Aplausos aos grandes escritores e jornalista que proporcionaram a cultura da folia  see+




volta  |  contato



EDIÇÃO 02    



 pedaços da história

Que há vários hinos da alegria (derrubaaa, asa arreia, poeria, timbalaaada, ...) ninguém duvida, somando isso ao fato de o carnaval ser curto demais, foi descoberto a fórmula perfeita: as micaretas. A folia não escolhe endereço nem data. O cenário pode ser tanto uma arquitetura moderna quanto a secular de algumas cidades, estejam essas na capital, no interior ou no litoral. Verdade seja dita: acompanhar a trajetória dos trios requer um certo investimento, especialmente para os que aproveitam a folia dentro dos blocos. Quem diga são os "bolsos" na hora de pagar pelo abadás. Deixemos de conversa: vumbora comigo desvendar os segredos dessa folia. Aqui não paga nada!



Nos anos 30, para animar a festa carnavalesca de Feira de Santana, que teve que ser adiada decorrente a fortes chuvas, os jornais da região promoveram uma campanha para mudança de nome, ficando para concorrer na final: (?) e Micareta, que vence por 3 votos. Que nome era esse?
  Refolia
  Folia à Vista
  Realfolia

Antes do carnaval de 1972, o tão aclamado trio elétrico Caetanave desfilou em uma única micareta, sendo muito aplaudido pela população e foliões, virando assim, notícia de primeira página na mídia. Micareteiros da cultura, qual teria sido esse evento?
  Coaraci Folia
  Micareta de Feira
  Itabuna Folia

Em 1992, o Fortal, micareta de Fortaleza, inicia sua trajetória com apenas um bloco: Araboneco. O bloco desfilou nos dois dias de folia, puxado pela banda:
  Chiclete com Banana
  Asa de Águia
  Cheiro de Amor

Em 93, cerca de 300 mil foliões se divertia sob a chuva que caia, após três meses de seca, e a Micarecandanga só terminou de madrugada, embalada aos acordes do Asa de Águia, Foi surreal! Lembrando que, a banda puxava o desfile do bloco:
  Bloco Com Amor
  Bloco Eva
  Bloco Beijo

Na 2ª edição do Maceió Fest, blocos desfilaram nos 4km da orla marítima de Maceió e mais de 300 mil foliões se divertiram durante os quatro dias do evento. Quantos blocos desfilaram e em que ano?
  08 blocos em 1994
  10 blocos em 1993
  12 blocos em 1994


A primeira edição do Parafolia aconteceu na Ilha de Mosqueiro, um balneário localizado a sessenta quilometros de Belém, desfilando com apenas dois blocos. Em que ano?
  1993
  1995
  1994


O Rio Elétrico 94, micareta do Rio de Janeiro, aconteceu entre os dias 03 e 05 de junho, desfilando com :
  Chiclete, Daniela e Cheiro
  Chiclete, Asa e Daniela
  Chiclete, Netinho e Cheiro

Em 1995, um momento inusitado para a época, uma escola de samba carioca desfila na avenida durante os desfiles de blocos no CarnaBelô. Qual escola seria?
  Mangueira
  Beija-Flor
  Império Serrano

Em 1996, acontece a primeira edição CarnaCampinas, entre os dias 29/05 à 02/06, em Campinas, interior paulista. A folia produzida pela Microcamp foi aberta por:
  Banda Eva (Ivete)
  Chiclete com Banana
  Asa de Águia

Em 97 e 98, uma micareta alcançou o primeiro lugar no ranking das micaretas apontada pela Revista Exclusiva. Esquentem os neurônios e digam, qual é essa micareta?
  Micareta de Feira
  Precajú
  Fortal


Quem se aventurou nos circuitos dos trios possui, de quebra, a oportunidade de conhecer melhor o quanto conhece sobre a folia.Reafirmando o que disse na edição anterior, não acho válido usar porcentagens comparativas ou mesmo gratificações simbólicas, porque o resultado dessa grande aventura é poder repartir com vocês, um conhecimento que passa despercebido para quem acompanha a folia.
Fique ligado, espero te ver na próxima aventura!

Lilian Cristina Marcon
CarnAxE
www.carnaxe.com.br

de 10 questões você acertou
INFORMATIVO :