Emtursa com nova logomarca
Nova marca da Emtursa

O competente designer gráfico Jorge Silva é o criador da nova logomarca da Emtursa. Numa composição informal, o designer ressaltou, na nova marca, o símbolo maior da cidade do Salvador, o Elevador Lacerda, tendo ao fundo o azul claro do céu da Bahia – “o mais bonito do mundo” – segundo o artista Calazans Neto. A logomarca traz o nome da empresa em uma tipologia informal, próxima do manuscrito, em azul e vermelho, lembrando as cores da Bahia.
Jorge Silva tem um vasto currículo, sendo criador de muitas logomarcas de empresas, tendo iniciado sua vida profissional no setor de marketing do antigo Banco Econômico. Sua maior contribuição, entretanto, foi na área de design gráfico dos jornais, tendo atuado na Tribuna da Bahia, no Correio da Bahia e em A Tarde – onde ficou por 15 anos, sendo responsável pela identidade visual de vários eventos da empresa, como Arraiá da Capitá, Travessia Mar Grande-Salvador dentre outros.
“É gratificante assumir o desafio de fazer a logomarca de uma empresa como a Emtursa. Encarei esse trabalho como uma grande responsabilidade, pois a Emtursa é o órgão do turismo municipal, com grande visibilidade no País e no Exterior. Procurei criar uma marca que fosse simples e representativa do governo de participação popular”, esclarece o artista.
Para isso, se inspirou no símbolo que mais identifica a cidade, o Elevador Lacerda, desenhado “em linhas singelas, quase que em rabiscos – como uma pessoa comum o representaria se tivesse que fazê-lo” define o designer. A tipologia segue a mesma linha, se aproximando do manuscrito, buscando estreitar mais a identificação com o povo. Foram escolhidas as cores representativas da Bahia. “Espero que a nova logomarca com que presenteio a cidade, represente bem a Emtursa e Salvador ficando na mente de todos os baianos e turistas”, ressalta o artista.


Fonte : Assessoria da Emtursa - Maio 2005


www.carnaxe.com.br