Carnaval de Salvador 2015

     



QUANDO ?

  31 de março 2015 - TER

LOCAL

  TEATRO CASTRO ALVES
  Sala principal
  Praça 2 de Julho, s/n
  Campo Grande, Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato


2014 - edição
2013 - não realizado
2012 - não realizado
2011 - edição
2010 - edição
2009 - edição
2008 - edição
2007 - edição
2006 - edição
2005 - edição
2004 - edição
2003 - edição
2002 - edição
2001 - edição
2000 - edição
1999 - edição
1998 - edição
1997 - edição
1996 - edição
1995 - edição
1994 - edição
1993 - edição
1992 - edição




- www.trofeudodoeosmar.com.br/



22ª Troféu Dodô & Osmar 2015
A maior e mais importante premiação do Carnaval de Salvador homenageia os 30 anos do Axé Music
HOMENAGEM - 30 ANOS DE AXE - A premiação mais tradicional do Carnaval de Salvador celebra os 30 anos da Axé Music. O Troféu Dodô & Osmar, a premiação mais tradicional do Carnaval de Salvador, celebra os 30 anos do Axé nesta edição de 2015. Criado em 1992, a premiação é reconhecida pelos artistas, produtores e demais profissionais e associações carnavalescas de Salvador como a mais importante coroação do Carnaval da Bahia, impulsionando a indústria do entretenimento e destacando a história da Axé Music. Este ano com uma realização do Grupo A TARDE, do Grupo Engenho, da TV Aratu e da Rádio Piatã, o Troféu Dodô & Osmar premia os destaques da festa carnavalesca na capital baiana em 2015, através da escolha do público. Durante os dias da Folia, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) estiveram nos três circuitos entrevistando os foliões para saber: “em sua opinião, quais foram os destaques do Carnaval de Salvador 2015?”. Além disso, o Troféu traz a avaliação do Júri Técnico que irá selecionar os destaques em quatro categorias específicas: Melhor Figurino, Artista Revelação, Fantasia de Bloco Afro e Momento do Carnaval 2015. A premiação mais tradicional do Carnaval de Salvador celebra os 30 anos da Axé Music. O Troféu Dodô & Osmar, a premiação mais tradicional do Carnaval de Salvador, celebra os 30 anos do Axé nesta edição de 2015. Criado em 1992, a premiação é reconhecida pelos artistas, produtores e demais profissionais e associações carnavalescas de Salvador como a mais importante coroação do Carnaval da Bahia, impulsionando a indústria do entretenimento e destacando a história da Axé Music. Este ano com uma realização do Grupo A TARDE, do Grupo Engenho, da TV Aratu e da Rádio Piatã, o Troféu Dodô & Osmar premia os destaques da festa carnavalesca na capital baiana em 2015, através da escolha do público. Durante os dias da Folia, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) estiveram nos três circuitos entrevistando os foliões para saber: “em sua opinião, quais foram os destaques do Carnaval de Salvador 2015?”. Além disso, o Troféu traz a avaliação do Júri Técnico que irá selecionar os destaques em quatro categorias específicas: Melhor Figurino, Artista Revelação, Fantasia de Bloco Afro e Momento do Carnaval 2015.
No domingo, segunda e terça-feira de Carnaval (16 e 17 de fevereiro 2015), aconteceu a aferição nos Circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Avenida/Campo Grande). Este ano, a premiação conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, do Shopping da Bahia e da Bahiatursa -Governo do Estado da Bahia. Os vencedores das diversas categorias avaliadas serão conhecidos no dia 31 de março, em uma grande festa em celebração ao Axé Music, no Teatro Castro Alves. O prêmio já reconheceu inúmeros talentos ao longo das 20 edições realizadas, buscando sempre novos formatos para se adaptar à dinâmica do Carnaval de Salvador.

Pioneiros da democratização do Carnaval da Bahia, Dodô e Osmar reuniram por meio da música alegre e contagiante, uma multidão movida pelo som dos instrumentos elétricos na década de 1950. O nome da premiação, portanto, não poderia deixar de homenageá-los. Adolfo Antônio Nascimento (1920-1978) e Osmar Macedo (1920-1997) apresentavam em seu repertório uma mistura de influência musicais, do popular até o clássico, executado a partir do Frevo. Utilizando um velho Ford 1929, chamado de Fobica, o carro era preparado com um sistema de som que consistia de um amplificador alimentado pela bateria do próprio automóvel e dois alto falantes; a partir disso, os dois músicos saíram tocando seus paus elétricos – que posteriormente, se tornaram as guitarras baianas – também inventado por eles. Após da reinvenção do festejo popular baiano, os Trios Elétricos, foram se desenvolvendo e permitindo a inclusão social de diversos povos e levando esta característica cultural para diversos estados e países. Com isso, hoje o Carnaval de Salvador recebe o título de “Maior Carnaval de rua do mundo”.

( _ ) VENCEDORES

HOMENAGEM À INSTRUMENTISTA GUITARRA BAIANA
- Júlio Caldas
- Morotó Slin
- Ricardo Marques

MOMENTO CARNAVAL 2015
- Pipoca de Igor Kannário (Campo Grande)

CANTOR DESTAQUE
- Bell Marques
- Márcio Victor (Banda Psirico)
- Neto LX
- Saulo Fernandes

CANTORA DESTAQUE
- Alinne Rosa
- Claudia Leitte
- Ivete Sangalo
- Vina Calmon (Banda Cheiro de Amor)

BANDA DESTAQUE
- Banda Eva (Felipe Pezzoni)
- Banda Harmonia do Samba (Xandy)
- Banda Psirico (Márcio Victor)
- Banda Timbalada (Denny)

SUCESSO DO CARNAVAL
- Pra Frente (Ivete Sangalo) - comp. Gigi, Magno Sant'anna e Filipe Escandurras
- Gordinho Gostoso (Neto LX) - comp. DJ Ivis
- Tudo nosso, nada deles (Igor Kannário) - comp. Igor Kannário, Jorginho B., Rafinha RSQ)
- Tem Xenhenhem (Psirico -Márcio Victor) - compositor Tatau

BLOCO AFRO/AFOXÉ DESTAQUE
- Filhos de Gandhy
- Ilê Aiyê
- Olodum

BLOCO DE CARNAVAL DESTAQUE
- As Muquiranas (Psirico, Harmonia Sba e Léo Santana)
- Camaleão (puxado por Bell Marques)
- Cerveja & Cia (Ivete Sangalo e Saulo)
- Coruja (Ivete Sangalo e Saulo)
- Timbalada (Banda Timbalada - Denny)

BLOCO DE SAMBA DESTAQUE
- Alerta Geral
- Alvorada
- Pagode Total
- Reduto do Samba

CAMAROTE DESTAQUE
- Cerveja & Cia
- Pida
- Salvador
- Schin
- Villa Mix

SERVIÇO PÚBLICO DESTAQUE
- Banheiros públicos
- Higiene/Limpeza das ruas
- Organização de modo geral
- Segurança
- Transporte Público

ARTISTA REVELAÇÃO MASCULINO
- Igor Kannário

ARTISTA REVELAÇÃO FEMININO
- Vina Calmon

MELHOR FIGURINO
- Daniela Mercury
- Claudia Leitte

MELHOR FANTASIA DE BLOCO AFRO
- Cortejo Afro
- Olodum
- Ilê Aiyê

CURIOSIDADE
- O primeiro show da banda Chiclete com Banana na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador/BA, aconteceu na edição de 2010 do Troféu Dodô & Osmar.

www.carnaxe.com.br