Troféu Moraes Moreira

     



CERIMÔNIA

  30 de abril 2015 - QUI - 20h

ONDE

  Teatro Castro Alves - Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato


http://www.premiocaymmi.com.br/

Troféu Caymmi 2015
Inspirado no Troféu Caymmi, o Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos

Reconhecer, fortalecer e premiar a nova produção musical baiana, impulsionando novas criações: eis a missão do Prêmio Caymmi de Música. Inspirado no histórico das premiações musicais e no mestre baiano da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi, que em 2014 completaria 100 anos, o Prêmio busca o diálogo com as necessidades do mercado cultural da Bahia. O Prêmio resgata a tradição dos festivais estimulando, impulsionando e destacando a produção musical baiana. Com duração de 10 meses o projeto envolverá toda a Bahia, celeiro musical do país, e ocupará os espaços públicos de Salvador, buscando cumprir uma importante função que é pautar a produção baiana, dignificar a qualidade sonora da Bahia e valorizar a diversidade e o acesso dos artistas interioranos aos holofotes da capital, com maior repercussão de público e da indústria fonográfica local, além de criar um marco no calendário cultural do Estado.

Com formato democrático, a premiação está dividida em seis etapas: inscrições; triagem técnica de documentação e materiais específicos para habilitação da inscrição; avaliação e pré-seleção pela Comissão Julgadora das Músicas, dos Shows e dos videoclipes participantes da premiação; avaliação in loco da Comissão Julgadora; apresentações de shows e músicas concorrentes nas mostras itinerantes realizadas em locais públicos de Salvador, intituladas de Festival Caymmi de Todas as Músicas; e premiação dos ganhadores na Cerimônia de Premiação, que acontecerá no Teatro Castro Alves em 30 de abril de 2015, data de aniversário do mestre Dorival.


VENCEDORES CATEGORIA "SHOW"
- SHOW - Tuzé De Abreu
- REVELAÇÃO - Ifá Afrobeat
- PRODUÇÃO - Jenner Salgado – Ganhadeiras de Itapuã
- DESTAQUE TÉCNICO - Caji – Técnico de Som (Aiace/Ana Paula Albuquerque)
- DIREÇÃO MUSICAL - Mateus Dantas (Tuzé De Abreu)
- DIREÇÃO ARTÍSTICA - Jarbas Bittencourt (Tainah)
- INSTRUMENTISTA - Eric Assmar
- INTÉRPRETE MASCULINO - Tito Bahiense
- INTÉRPRETE FEMININO - Larissa Luz (Ex Banda Ara Ketu)
- BANDA/GRUPO/ORQUESTRA - Pirombeira


VENCEDORES CATEGORIA "MÚSICA"
- CANÇÃO - Odisséia Baiana – Filipe Lorenzo
- MÚSICA INSTRUMENTAL - Noite cinza, dia anil – Casa Verde
- PRODUÇÃO - Axé – Ênio
- ARRANJO - Paulo Mutti – Odisséia Baiana – Filipe Lorenzo
- INTÉRPRETE INSTRUMENTAL - Beto Martins – “Rio das Contas” – Beto Martins
- INTÉRPRETE VOCAL - Bruna Barreto (Lily Braun)


VENCEDORES CATEGORIA "VÍDEO CLIPE"
- VÍDEO - Mamá Soares & Coletivo di Tambor – A Filha de Calmon
- DIREÇÃO - Max Gaggino – “A Filha de Calmon” (Mamá Soares & Coletivo di Tambor)
- FOTOGRAFIA - Victor Marinho – “As Nuvens” (Nana)
- PRODUÇÃO - Edson Bastos – “O Quintal” (Ayam Ubráis Barco)
- ROTEIRO - Rodrigo Luna e Pedro Perazzo – “Toco Y Me Voy” (Toco Y Me Voy)


VENCEDORES CATEGORIA "VOTO POPULAR"
- MÚSICAS - Ondas – Bruno Masi (Bruno Masi / Mariana Paiva)
- MÚSICA INSTRUMENTAL - Lua Nova – Laila Rosa (Laila Rosa)
- VÍDEO CLIPE - Além Mar – Semivelhos

Inspirado no Troféu Caymmi, o Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos e nasceu do desejo da família Caymmi como forma de homenagear o centenário do seu patriarca. “Foi a partir do sonho do Dori Caymmi, que juntos sonhamos e chegamos até aqui. O Prêmio é um projeto estruturante, com muitos desejos, ações, parceiros, que acreditam no poder de transformação da cultura. É nossa declaração de amor pela música e pela Bahia”, diz a jornalista Elaine Hazin, diretora geral da Via Press. O projeto conta com patrocínio da GVT, Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, e apoio do Shopping da Bahia, TVE e Rede Bahia. Além de buscar o diálogo com as necessidades do mercado cultural do Estado, o Prêmio Caymmi de Música também funciona como elemento propulsor para movimentação da cena musical baiana através do Circuito Caymmi. Criado com o objetivo de ampliar a visibilidade dos shows habilitados e selecionados para participar do Prêmio, o Circuito conta com a importante parceria de diversas casas de show de Salvador, que possibilitarão a realização de pautas diferenciadas para os inscritos. Entre as casas parceiras então: Commos, Red River Café, The Dubliners Irish Pub, Teatro Gamboa Nova, Teatro Sesi, Varanda Sesi, Café Teatro Rubi, Cine Teatro Solar Boa Vista, Teatro Gamboa Nova, Casa da Música, além dos Centros Culturais da Plataforma e de Alagados.


Com formato democrático, a premiação foi dividida em seis etapas: inscrições; triagem técnica de documentação e materiais específicos para habilitação da inscrição; avaliação e pré-seleção pela Comissão Julgadora das Músicas, dos Shows e dos videoclipes participantes da premiação; avaliação in loco da Comissão Julgadora; apresentações de shows e músicas concorrentes nas mostras itinerantes realizadas em locais públicos de Salvador, intituladas de Festival Caymmi de Todas as Músicas; e premiação dos ganhadores na Cerimônia de Premiação. Para esta edição do Prêmio, foi montada uma Comissão Julgadora com nomes respeitados da música baiana e formadores de opinião. Entre os nomes estão os músicos Luciano Bahia, Ronei Jorge, Cláudia Cunha e Luisão Pereira. Completando a comissão, o jornalista e critico musical, Luciano Matos. Além dos ganhadores em cada categoria, a Comissão foi responsável por selecionar as músicas que vão compor o CD do Prêmio. Ao todo serão 20 faixas, entre canções e músicas instrumentais.


12/08/2014 a 01/11/2014 - Triagem Técnica de documentação e materiais específicos para habilitação da inscrição; 20/08/2014 a 01/11/2014 - Avaliação e pré-seleção pela Comissão Julgadora das Músicas e Videoclipes inscritos na Premiação; 20/08/2014 a 01/02/2015 - Avaliação in loco dos Shows pré-selecionados pela Comissão Julgadora;
- Festival Caymmi de Todas as Músicas - 13 e 14/12 (Sto. Antônio) + 10 e 11/01 (Tubarão) + 07 e 08/02 (Rio Vermelho) - Salvador/BA 01/03/2015 a 20/03/2015 - Divulgação dos 3 (três) finalistas de cada categoria e que vão também para votação popular no site www.premiocaymmi.com.br 30/04/2015 - Premiação dos ganhadores na Cerimônia do Prêmio Caymmi de Música e data de encerramento do centenário de Dorival Caymmi.

COMENTÁRIOS DA FOLIA : Prêmio marca comemoração do centenário de Dorival Caymmi

Quem compareceu à sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na noite desta quinta-feira, 30 de abril 2015, pôde conferir músicas que marcaram a história da Bahia. O Prêmio Caymmi de Música, evento que encerrou as comemorações do centenário de Dorival Caymmi, reuniu artistas de diversos estilos musicais, que homenagearam o cantor e compositor baiano. Estiveram no palco atrações como a Orkestra Rumpilezz, o grupo inglês Stomp, Jussara Silveira, Margareth Menezes, Cláudia Cunha, entre outras. A premiação contemplou não apenas artistas consagrados, mas também talentos ainda desconhecidos do público, em diversas categorias. A compositora Mariana Paiva foi a vencedora pela canção ‘Ondas’, na votação popular. Ela ressalta a alegria pela conquista do prêmio. “Foi a minha primeira composição. Fiz junto com o Bruno Mazzio. A gente ficou muito envolvido com o projeto. A música mobilizou muita gente, e as pessoas nos deram um retorno muito positivo. Foi maravilhoso, incrível “, afirmou.

O Prêmio Caymmi de Música recebeu apoio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que tem como objetivo valorizar a expressão artística na Bahia. “A importância da existência do Prêmio Caymmi é suprema. Até porque ele já traz o nome do maior dos maiores [artistas]. O evento abre portas no cenário cultural baiano, promove um enriquecimento musical para a Bahia”, destaca o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal. Para a socióloga Telma Moutinho Ferreira, a obra de Caymmi tem um significado especial. Ela conta que as músicas do artista a faz recordar acontecimentos bons em família. “Para mim é muito importante. Primeiro, pelo que foi Caymmi, e depois pelas músicas. As músicas dele são poesias e retratam a Bahia. A música ‘Marina’ sempre me comove. Ela me lembra meus pais; quando eram vivos, eles cantavam. Era a trilha sonora do amor deles”.

Entre 2005 e 2015, o Governo do Estado já investiu R$ 77 milhões em mais de 700 projetos ligados à música. As iniciativas são fomentadas pelo FazCultura e pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Entre os projetos, destacam-se o Mapa Musical da Bahia, criado em 2012; o Bahia Music Export; e o Prêmio Caymmi de Música.

FONTE : Troféu Caymmi
FONTE COMENTÁRIOS : SECULT BA (05/05/15 | 14H05)

www.carnaxe.com.br