A ORIGEM DA PATINHA DO CAMALEÃO


Qual a origem da Patinha do Camaleão? Nada melhor do que a declaração do próprio autor, Pedrinho Rocha : "O que determina o sucesso de uma idéia? De uma marca, mais precisamente? No caso da já famosa “patinha” do Camaleão, a idéia derivou de um evento: “A Festa dos Bichos”, que reuniu os blocos Crocodilo e Camaleão, além das bandas Chiclete com Banana e Ricardo Chaves.
Para a campanha dessa festa que aconteceu no início dos anos 90, Pedrinho Rocha imaginou algum grafísmo que pudesse representar os dois reptéis e, apesar de nunca ter reparado numa pata de camaleão ou de crocodilo, criou despretenciosamente, um par de patinhas verdes. A festa foi um sucesso e as patinhas também.
Depois do evento, procurou a diretoria do Crocodilo e ofereceu a patinha como opção de marca para eles, já que o bloco não tinha um logotipo, mas apenas um mascote. Pedrinho Rocha continua "Meus amigos crocodilos quase me esganam, alegando que queria “matar” o maior simbolo deles que era o “mascote crocodilo”. Em tom de brincadeira, ainda me mandaram procurar meus amigos do Camaleão para vender aquela idéia “maluca”. Não me fiz de rogado e fui direto para a sede do Camaleão que já tinha uma marca na época. Para minha surpresa, a diretoria do bloco acatou a idéia e adicionamos as duas patinhas à marca já existente".Logo percebeu-se o sucesso junto ao público e, ano seguinte, a patinha passou a ser o grande ícone do bloco".
Fonte, homenagem e uma salva de palmas ao designer e artista Pedrinho Rocha, um pedaço da história viva do Carnaval de Salvador.


 




Fonte e aplausos ao designer e parte da história carnavalesco Pedrinho Rocha