O Baile de Máscaras em Paris
"O nascimento do Delfim (herdeiro do trono francês) do Rei Luís XVI e Maria Antonieta da França em outubro de 1781
foi um evento significativo, e o rei não poupou despesas no planejamento para janeiro de um banquete, baile de máscaras e fogos de artifício na cidade
de Paris para homenagear seu novo filho.
Para acomodar o banquete e o baile, os organizadores cívicos passaram dois meses construindo uma estrutura temporária adjacente ao Hôtel de Ville.
A galeria temporária, mostrada como cenário da obra de Jean Michel Moreau, foi pintada com mármores coloridos simulados, lápis-lazúli e ouro, enquanto lustres de cristal foram pendurados com flores.
No dia do banquete, a rainha cavalgou pela cidade e então chegou ao salão de banquetes para encontrar o rei, onde jantou com setenta e oito convidados. Relatos relatam, no entanto, que poucas pessoas realmente receberam sua comida porque os garçons não conseguiram chegar à mesa.
O baile, que ocorreu dois dias depois em janeiro de 1782, era destinado a convidados, mas, de acordo com relatos contemporâneos, uma multidão de plebeus não convidados inundou o salão, indo direto para os bufês. O rei e a rainha fizeram uma aparição inesperada (a cena mostra
da aqui), causando mais tumulto."(2)
Artista : Jean Michel Moreau
Título : The Masked Ball
(2) Museu RISD
CarnAxE, aqui é Carnaval
Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br