|
Zumbi mostra a tua Cara!
Zumbi mostra a tua cara!
Contra o extermínio de nossas crianças, contra a infindável desova de corpos meninos nos mangues da nossa civilização. Luiza Mahin, mostra a tua cara!
Contra os modelos de " boa aparência" que nos descolorem. Contra o voto vendido por três dias de carnaval. Consciência negra, mostra a tua cara!
Somos os descendentes de Palmares, que abrigou negros, brancos. e índios. Livres, quando o Brasil não o era ainda.
Nós somos o povão, somos a galera, somos muitos. Nós temos história, temos heróis e heroínas, temos quilombos, temos rezas, temos ervas e a incansável arte de sobreviver. Precisamos mais. Queremos conhecer nossa verdadeira história, honrar nossos heróis e heroínas, queremos nos orgulhar de nossas raízes, queremos dirigir nossos destinos.
Para podermos viver, é preciso dignidade. Steve Biko, negro sul-africano, líder do Movimento Consciência Negra, escreveu alguns meses antes do seu assassinato: "Ou se está morto e orgulhoso, ou se está morto".
O racismo leva negros e negras a se convencerem de que não valem nada, que são inferiores. Par mudar isso só uma verdadeira participação política no poder e o fim da farsa de que o racismo inexiste no Brasil.
Hipocrisia também é violência.
Subscrevemos nós, negras e negros, herdeiros deste grande e explorado continente chamado Brasil.
TEXTO : Alzira Rufino
Homenagem à Casa da Cultura da Mulher Negra
|