cantinho da folia



Carnaval de Maragojipe

O Carnaval do Recôncavo Baiano, da cidade de Maragojipe é conhecido como o Carnaval das Máscaras ou Carnaval dos Mascarados, e provocar reflexão sobre essa manifestação cultural que tem mais de 100 anos de existência. Maragojipe é uma das jóias da bacia do Rio Paraguaçu.



Maragojipe ainda conserva a tradição dos mascarados, pelas formas artesanais de produzir fantasias, de patrocinar o riso e promover a representação da vida cotidiana. Os registros do carnaval de Maragojipe apontam para fins do século XIX, como mostra a seguir: Na noite anterior, na abertura oficial do carnaval, uma comitiva composta pelo Rei Momo, Rainha e Princesas, o Prefeito, políticos e população concentram-se na praça principal à espera dos primeiros acordes. A partir daí, o Rei Momo, simbolicamente, governará a cidade nesses dias de folia. Os blocos, as charangas, o jegue trio tomam conta da praça, animando a população que espera ansiosa pela festa.
Se comparado ao de Veneza, pelo requinte de suas fantasias e máscaras, o carnaval de Maragojipe tem ainda a peculiaridade de preservar referenciais herdados da cultura afro. Situado no Recôncavo baiano, Maragojipe conserva os traços coloniais, a religiosidade com influência do catolicismo e da matriz africana, a culinária, a música, o modo de ser maragojipano que considera as manifestações culturais locais, como o motor propulsor das suas vidas.




BIBLIOGRAFIA
- Cadernos do IPAC, nº 3, Maragojipe

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br