cantinho da folia




"O Corso de Carnaval na Avenida Paulista, a festa se reduz a formal desfile de automóveis e desenrolar mecânico de serpentinas. As quatros filas de automóveis se entrecruzavam de manso, espirravam na tardinha, as serpentinhas" (1).

"Os carros percorriam a Avenida de ponta a ponta, em duas fileiras paralelas, enquanto as famílias se cumprimentavam, as moças aproventavam para namorar de longe. Por volta dos anos 30, os carros do corso eram quase todos fechados e foram batizados de tomara que chova" (2)





... C O N S T R U Ç Ã O ...



origem do corso

O Corso, de origem européia, teve origem no Brasil no final do século 19, reproduzindo as batalhas de flores características dos carnavais mais sofisticados ...



corso do zé pereira

Mergulhado na tradição - o desfile tem origens que datam de 1940 - o "Corso do Zé Pereira" tem explodido em popularidade nos últimos anos. Nos anos 50, o auge do Corso foi marcado pelo desfile do Caminhão das Raparigas, as prostitutas da Rua Pai Sandú trajaram suas melhores roupas, alugaram um caminhões e desfilaram pela Rua Paissandu (centro de Teresina), percorrendo a Praça Rio Branco, a Av. Antonino Freire e a Av Frei Serafim. O desfile foi um sucesso, que de "marginalizadas" eram vistas como "Vedetes" na folia momesca

Anos mais tarde, os Blocos Bafo de Onça e Rabo de Burro, disputavam a atenção do público que assistiam tudo das janelas e calçadas. Nos anos de 1970 o Corso começou a declinar e os Bailes a Fantasia ganharam espaço em Teresina ... CONTINUAÇÃO AQUI.

"O Corso do Zé Pereira que acontece durante o Carnaval da cidade brasileira Teresina , no Piauí entrou para o Livro dos Recordes (Guinness World Records Book) como o maior Desfile de Carros Alegóricos no dia 15 de fevereiro 2012, AQUI.



BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Crisitina Marcon
(1) Lição Aproveitada, Modernismo e Cinema em Mário de Andrade, João Manuel dos Santos Cunha, pg-302
(2) VERGUEIRO, 1979, pg-43
- Guinness World Records Book, 15 de fevereiro 2012, Brazilian city of Teresina plays host to world record-breaking parade of floats - SEE+.
- Revista Para Todos, fevereiro 1929, nº 532, pg-17
- Revista Vogue On-line
- TVE, IDERB, reprodução do vídeo "60 anos do Trio Elétrico"


CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br