carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


Todos Verão Pelô homenageia as mulheres e encerra temporada
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


Ontem, dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto Todos Verão Pelô, encerrou sua temporada com homenagens às mulheres. O evento que teve o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) surpreendeu aos levar transformistas, em celebração à alma feminina, para abrir o show de Mariene de Castro – principal atração da noite. Na oportunidade, a diretora do CCPI, a professora Arany Santana recebeu também flores e o reconhecimento da organização do evento.

A cantora Mariene de Castro iniciou a apresentação com um relato emocionante. “Hoje pela manhã, tirei meu filho da cama, para explicar a simbologia do dia 8 de março. Expliquei como as mulheres são maltratadas no mundo e que isso precisa mudar. Com relação ao show explicou: “Este momento é em homenagem às Marias Quitérias, às Mães Menininhas do Gatois e a todas às mulheres desse mundo”. Para a costureira Anadice Santana, a oportunidade foi para relembrar a alegria do Carnaval. “A gente gosta mesmo é de festa e o Carnaval acabou e deixou saudade. Para mim aqui é uma ressaca cultural, no Pelourinho, então, fica tudo perfeito”, entusiasmou-se.

Durante a realização do projeto ao longo de dois meses, a cultura baiana ganhou lugar de destaque, com a reprodução da tradicional Lavagem de Irará, a presença das Caretas de Maragojipe e dos repentistas de Serrinha. Iniciado em janeiro, o Todos Verão Pelô também movimentou as ruas e ladeiras do Pelourinho com bandas de sopro e intervenções de artistas de rua, além de ter realizado programação infantil no Solar Ferrão, onde crianças puderam se divertir com brinquedos eletrônicos.

De acordo com Arany Santana, diretora do CCPI, “esse foi um projeto que uniu os espaços do Pelourinho, além de ter sido importante para dar visibilidade a cultura popular, um dos objetivos primários do CCPI”. O projeto teve apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e da Diretoria de Museus (Dimus). A realização é da Expo Eventos, com patrocínio da AmBev, através do Fazcultura.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural (05/03/12 - 17:33h)- março 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br