carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Mês da Consciência Negra é tema da programação do Museu da Cidade
bastidores da folia
Coco da Bahia, Oficina de Cocos Percussivos


Com a programação de novembro voltada para o mês da Consciência Negra, o Museu da Cidade - espaço administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) - recebe estudantes e educadores para participar de oficinas, contação de histórias, bate-papo e encontro musical. A agenda variada segue até o dia 27.
Na quinta-feira, dia 01 de novembro, às 10h, alunos da Escola Municipal Arlete Magalhães participam de encontro musical com o cordelista e repentista Bule-Bule, na Sala de Exposição Temporária do Museu.
No dia 7, às 10h, duas atividades vão ser executadas. No Salão, um grupo de 15 alunos da rede municipal de ensino vai participar da contação de história, com a arte- educadora Petinha Barreto. Os temas abordados são a Lenda de Oxóssi e os Direitos da Criança e do Adolescente. No mesmo horário, outro grupo de 15 estudantes assisti o vídeo O Povo da Bahia, da artista plástica Débora Fontes. O documentário faz parte da atividade Conhecendo a Bahia, que integra o Projeto de Coesão Pedagógica executado pela psicopedagoga Carla Fabianny no Museu da Cidade.
Já no dia 13 de novembro, também às 10h, duas oficinas vão ser realizadas com alunos da rede municipal de ensino. Na Pinacoteca, Carla Fabianny recebe 15 crianças com a Oficina de Jogos Lúdicos, Caça-palavras e Palavras Cruzadas, todos com o tema África. Ao mesmo tempo, no Salão do Museu, outros 15 alunos participam da Oficina de Instrumentos de Percussão com Garrafa Pet, com as arte-educadoras Petinha Barreto e Isabela Kotler e a pedagoga Fátima Magalhães.
No dia 21, outro grupo de estudantes participa da OFICINA DE COCOS PERCURSSIVOS, baseada no ritmo COCO DA BAHIA, também elaborada pela psicopedagoga Carla Fabianny. Às 10h, no Salão do Museu. Já os educadores participam de bate-papo com a arte-educadora Petinha Barreto, no dia 27, às 10h, no auditório. O tema abordado é "O Lúdico no Imaginário Infantil".

EXPOSIÇÃO
Iniciada em setembro, segue até o dia 9 de novembro a exposição fotográfica "Salvador Ontem e Hoje", na Sala de Exposição Temporária, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Realizada pela FGM, através do Arquivo Histórico Municipal, a mostra apresenta fotos de lugares marcantes da capital baiana, em diferentes épocas, contrastando o passado e o presente.

BASTIDORES DA FOLIa
- Consciência Negra é destaque na Agenda Cultural de novembro
- Projeto Terças na Tela apresenta a Mostra Novembro Negro
- Agenda Completa Cultural de Novembro



Fonte : SECOM (30/10/2012 - 14h35) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br