carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Consciência Negra é destaque na Agenda Cultural de novembro
cultura e diversidade


No Mês da Consciência Negra, a Agenda Cultural Bahia destaca diversos eventos relacionados à valorização e à afirmação da cultura afrodescendente existente no estado, onde esta herança é fundamental para as riquezas baianas reconhecidas em todo o mundo. A começar pela matéria de capa, que apresenta o I Encontro das Culturas Negras, que acontece em Salvador e Santo Amaro, com debates, oficinas e apresentações culturais. Mestre King, considerado um dos criadores da dança afrobaiana, é homenageado em temporada do Grupo Gêneses, do qual é fundador. Também em Dança, tem o III Encontro Dançando Nossas Matrizes: Um Diálogo entre as Danças Afrobrasileiras. Na área literária, além do lançamento de livro do escritor nigeriano Wole Soyinka, primeiro africano negro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Salvador recebe o 1º Festival de Ilustração e Literatura da Bahia.
Também na capital, tem duas estreias teatrais de destaque: a 18ª montagem do TCA.Núcleo, o musical Amor Barato, na Sala do Coro do TCA, e Dô, do Bando de Teatro Olodum, no Teatro Vila Velha. Ainda no Vila Velha, está a programação do A Cena Tá Preta – Ano IV, um festival internacional de arte negra. Para completar, a VIII Mostra SESC de Artes – Aldeia Pelourinho movimenta o Centro Histórico soteropolitano.
Em Artes Visuais, destaque para a exposição inédita Modigliani: Imagens de uma Vida, que ocupa o Palacete das Artes, e para a XI Bienal do Recôncavo. Na área do audiovisual, vale conferir a 8ª edição do Festival Cine Futuro – Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, no Centro de Salvador.
Nas páginas de Intervalo, as obras retratam o tema “Ancestralidade Baiana”. Em Mestres da Cultura, homenagem a Mãe Stella. E emManifestações da Cultura Popular, uma mostra das Paparutas da Ilha do Paty, povoado de São Francisco do Conde.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Agenda Consciência Negra
confira aqui

BASTIDORES DA FOLIa
- Coco da Bahia, Oficina de Cocos Percussivos
- Projeto Terças na Tela apresenta a Mostra Novembro Negro
- Mês da Consciência Negra é tema da programação do Museu da Cidade


Fonte : SECULT BA (31/10/12 | 15H10) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br