carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Karlene Rios/Rumpilezz


JazzTrio da Rumpilezz desfila na Barra
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


O trio elétrico de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz leva música instrumental, percussão baiana e improviso para o circuito do Carnaval, com participação do guitarrista Davi Moraes Um trio baixinho, sem cordas, próximo do público e com volume agradável. Uma orquestra andarilha, na rua, em movimento. Um repertório calcado na história musical dos 10 anos da Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. Estes são os elementos que movem o JazzTrio, que desfila no carnaval de Salvador pelo terceiro ano consecutivo no sábado (25), às 21h30, no Circuito Dodô (Barra – Ondina).

Idealizado e desenhado pelo maestro Letieres Leite, com a contribuição de artistas visuais como Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro, e construído por Mundinho Tapajós, nome importante na história dos trios elétricos, o JazzTrio vai levar 22 instrumentistas, além do maestro, do cantor convidado Tito Bahiense e do guitarrista Davi Moraes. “Minha formação de carnaval foi inicialmente tocando em clubes, antes de subir nos trios. O JazzTrio faz da Rumpilezz uma orquestra andarilha, levando a possibilidade da música de improvisação para a rua”, explica Leite.

No desfile da Barra até Ondina, ele promete um repertório conectado com a história da Orkestra, que, em seus 10 anos de existência, tem dois discos autorais, uma turnê nacional com uma homenagem a Dorival Caymmi e encontros com grandes artistas da música brasileira, como Lenine e Gilberto Gil, que tiveram suas obras relidas no “estilo Rumpilezz”. O samba e o ijexá também terão forte presença no repertório, segundo o maestro: “Vamos tocar alguns ijexás tradicionais, sambas de roda, canções de sambistas baianos, além do samba afro, do Ilê Ayiê”.

O JazzTrio Rumpilezz é uma realização da Orkestra Rumpilezz e da Janela do Mundo, com apoio da Prefeitura de Salvador e patrocínio da CAIXA e Governo Federal.


Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Criada em 2006 pelo maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz – bigband instrumental de percussão e sopros – tem como proposta musical traduzir para a concepção do jazz as raízes afro-baianas.
Com seu primeiro disco, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009), foi vencedora do Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular e do 21º Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, Revelação e Melhor Grupo Instrumental. Seu segundo CD, “A Saga da Travessia”, foi lançado em 2016 pelo Selo Sesc de Música.
Suas composições, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do chamado Universo Percussivo Baiano (UPB) - terminologia observada e desenvolvida por Leite - têm entre as referências histórico-musicais as agremiações percussivas como Ilê Aiyê e Olodum, os Sambas do Recôncavo e os toques do Candomblé.


QUANDO : 25 de fevereiro 2017 - SAB - 21h30
O QUÊ : trio elétrico independente - JazzTrio Rumpilezz
ONDE : Circuito DODÔ ( Barra / Ondina ) - Salvador BA
QUEM : Letieres Leite + Orkestra Rumpilezz

www.carnaxe.com.br