carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Os Mosqueteiros da Alegria, tema do Bloco As Muquiranas
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2015 - Bahia - 50 anos





Um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Salvador, As Muquiranas completa 50 anos em 2015, um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Salvador e o tema escolhido foi AS BAIANAS. No Carnaval do próximo ano, os associados vão para as ruas vestidos de “Baianas”. Com o slogan “Orgulho de ser Baiana” o bloco irá homenagear essas grandes mulheres que são de grande importância para a nossa história e cultura.

Assinada pelo estilista Fábio Sande, a fantasia conta com uma estampa exclusiva, além de muitos babados, renda e pérolas, tudo para torna-la bonita, confortável e durável, como o Carnaval e os 50 anos do bloco merecem. “Tudo foi pensado: do sapado, as pulseiras, rendas, laços, nada escapou ao conjunto. A fantasia tá muito linda! É uma baiana estilizada, mas, sem perder sua identidade. As Muquiranas vão mostrar, na Avenida com sua habitual alegria, ‘O que é que a baiana tem? Aqui é tudo exclusivo. Sabemos que também tem que ter a durabilidade. A fantasia traz isso . É uma baiana luxuosa”, disse Sande.

SÁBADO - Banda Harmonia do Samba (Xandy)
SEGUNDA - Banda Psirico (Márcio Victor)
TERÇA - Léo Santana (puxa o bloco pela primeira vez em carreira solo)

AS MUQUIRANAS - IRREVERÊNCIA E ALEGRIA FAZEM A SUA HISTÓRIA!
Irreverência, criatividade e um público que só tem um objetivo: a diversão. Considerado um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador, ‘As Muquiranas’, existe desde o ano de 1965. O bloco, que causa uma verdadeira euforia nas pessoas quando passa na avenida, reúne uma legião de foliões fiéis que protagonizam a alegria durante todo o percurso. ‘As Muquiranas’ é o primeiro bloco de travestidos na história da maior festa popular do mundo. Com 100% dos foliões masculinos, vestidos de mulher, ele se destaca pelas fantasias que, a cada ano, gera expectativa no público e na mídia que aguardam ansiosos pela definição do tema. Fundado por Lindolfo Araújo de Carvalho, mais conhecido como Charita, o bloco ‘As Muquiranas’ começou a sua história de uma forma inusitada. Charita fazia parte do bloco de Carnaval “A Nega Maluca”, no qual apenas um homem se vestia de mulher. Após a morte de um dos diretores, “A Nega Maluca” se desfez, e então Charita deu continuidade à folia, montando um bloco onde ele e os amigos saiam na rua para brincar o Carnaval, vestidos de mulher. Pouco depois, eles denominaram o bloco de ‘As Muquiranas’.
No início, a irreverência de os foliões saírem travestidos, causou muita polêmica, mas, ainda assim, a procura pelas fantasias crescia de um Carnaval para o outro. Nos primeiros anos, Charita contava com a ajuda de sua esposa, Dona Florisa, sua mãe Dona Aidê e suas primas Lícia e Léia para criar e costurar as fantasias que, naquela época, eram medidas uma a uma, de acordo com cada folião. O bloco ‘As Muquiranas’ acompanhou todas as mudanças do Carnaval da Bahia e acumula experiências. Passou pela época dos bailes à fantasia, viveu a temporada das mortalhas e da mamãe-sacode, até chegar aos abadás. Mantendo a tradição, ele seguiu a modernidade das vestimentas, mas permanecendo com suas raízes, vestindo os foliões com fantasias temáticas e irreverentes. Atualmente, como uma verdadeira herança, o bloco ‘As Muquiranas’ é dirigido pelos filhos e netos de Charita, a família Paganelli.
No cenário do Carnaval baiano, o bloco ‘As Muquiranas’ é um dos poucos que acompanham a evolução musical sem perder a essência primária da festa. Muitas atrações já fizeram parte da programação do bloco e tiveram as suas carreiras impulsionadas, a exemplo dos grupos ‘É o Tchan’, ‘Terra Samba’, ‘Marrom Society’, ‘Bom Balanço’, ‘Faróis Acesos’, ‘Pagodart’ e ‘Guig Ghetto’ e dos cantores ‘Tonho Matéria’, ‘Cátia Guima’, entre outros.

TEMAS ANTERIORES
2014 - 49 anos - As Mosqueteiras - Os Mosqueteiros da Alegria
2013 - 48 anos - Afrodite - A Deusa do Amor
2012 - 47 anos - Cleópatra - A fonte dos desejos
2011 - 46 anos - Gueixa - A Arte de Seduzir
2010 - 45 anos - No Mundo do Circo
2009 - 44 anos - She-ha - As Piriguete
2008 - 43 anos - Barbie
2007 - 42 anos - Mulher-Gato
2006 - 41 anos - Mulher Maravilha - Os Miseres
2005 - 40 anos - Minnie
2004 - 39 anos - Branca de Neve
2003 - 38 anos - Chapeuzinho Vermelho
- TODOS OS TEMAS
Fonte : Bloco As Muquiranas - fevereiro 2015
Foto : Divulgação do Bloco As Muquiranas

volta | contato
www.carnaxe.com.br