2016 - EDIÇÃO NÃO REALIZADA
Qual a melhor música do Troféu Bahia Folia no carnaval?
Há anos a Revista Exclusiva premiou os melhores do Carnaval de Salvador. Foi a pioneira entre todos os veículos de comunicação do planeta a qualificar os melhores artistas e entidades carnavalescas que “lutavam” para conquistarem o reconhecimento do público e da mídia na época em que o Carnaval era feito com amor, com paixão.
Com a lacuna deixada pela Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia, entidade sem fins lucrativos, criada e comandada pelo carnavalesco Archimedes Silva, já falecido, que premiava os melhores do Carnaval, a Revista Exclusiva resgatou o glamour desse tipo de premiação, sendo posteriormente copiada por jornais, rádios e televisões da Bahia, tendo a revista, inclusive, sido outorgada como a “Melhor” por um dos troféus que ganhou notoriedade: no primeiro ano a revista recebeu o prêmio, mas no segundo ano recusou por achar indevida a premiação, uma vez por ser ainda “exclusiva” efetivamente, não tinha concorrência, então não poderia ser considerada a Melhor, e também por não ter sido lançada ainda a edição especial do Carnaval, como avaliar se seria a “Melhor”?
A denominação “Troféu Castro Alves” para o prêmio, na verdade, não se deu em primeira instância em homenagem ao poeta baiano, mas sim para fazer uma alusão ao logradouro que leva o seu nome: Praça Castro Alves, palco da apoteose do Carnaval soteropolitano até o final dos anos 1990, onde o povo se aglomerava tomando como sua casa. Entretanto, como o poeta é “mais forte” que a própria praça, atraiu para si as homenagens e assim ficou e o troféu assumiu, uma vez que sendo a praça nomeada em sua memória, o poeta homenageado estava porque ele mesmo disse que “a praça é do povo como o céu é do condor. É antro onde a liberdade cria a águia ao seu calor!”, e o não menos importante poeta baiano Caetano Veloso o parodiou dizendo que “a Praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião”, um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos.
Durante todos esses anos o Troféu Castro Alves enfrentou diversas crises nacionais e internas, mas nunca perdeu o glamour nem a credibilidade junto aos artistas e ao meio carnavalesco. Manteve-se retilíneo a sua proposta que é de premiar de fato os melhores. Muitas vezes, e isso é natural, causa polêmica e descontentamento ao desagradar a opinião pública por divergir da preferência popular ao escolher uma música, um ou uma artista que não esteja na mídia ou na boca do povo.
O Troféu Castro Alves mantém sempre um corpo de jurados técnico para avaliar, sobretudo, a categoria “Melhor Revelação”, categoria essa que causa muita controvérsia, uma vez por escolherem em outras premiações artistas que já participaram do Carnaval, sendo assim, não poderiam ser considerados “revelação”, já que nada se revela mais que uma vez, não importa quando e por qual segmento ou premiação.
ESPECIFICAÇÕES
Uma das qualidades do Troféu Castro Alves é a questão ligada as especificações das categorias e as regras que definem a premiação,
e uma das questões sempre discutidas é a do “Hour Concour” (fora do concurso) por ter vencido na mesma categoria por cinco vezes consecutivas.Outra categoria que gera polêmica é a de “Cantor e Cantora Revelação”.
Para o troféu essa categoria segue um item de indicação, a primeira vez que participou do Carnaval de Salvador, com trio e bloco oficial.
Então o que vale é o ano da aparição, não podemos revelar absolutamente nada e nesse caso um artista um ano depois que a cantora, cantor ou banda foi revelado. Essa é a regra clara e óbvia do Troféu Castro Alves.
Por conta de ser uma categoria que exige também no mínimo três indicações, diversos anos a categoria não se completa. Como é o caso desse ano que a revelação de banda e de cantora não se completou.
Além disso, para o artista ganhar a categoria REVELAÇÃO é questão de orgulho, porque marca o início oficial de sua carreira, onde até mesmo somente a indicação já dá ao artista uma boa divulgação e com um bom uso disso, as portas se abrem artisticamente.
Por isso, revelou, não pode mais ser revelado. “A regra é clara”. Então é chegada a hora de votar nos três artistas masculinos revelados, os três indicados do ano.