carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Male Debalê falam sobre show nos EUA e dia-a-dia em Itapuã
bastidores da folia



O Malê de Balê, bloco afro de Salvador localizado em Itapuã, foi um dos escolhidos para representar o Brasil na programação do New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos mais tradicionais festivais de música do mundo, que aconteceu neste mês em New Orleans, nos EUA.
Em entrevista ao ItapuãCity, representantes da instituição Malê Debalê falaram um pouco sobre esta experiência, a sua importância, e como isso tem impacto no dia-a-dia dos seus participantes no bairro de Itapuã. Confira:

- Qual a importância desse show para o Malê?
Dermeval Lima (Secretário Administrativo) : A importância é para toda a nossa comunidade, em especial, baixa da Soronha, pois a nossa entidade é filha deste bairro. Bem como para Salvador, Bahia, Brasil.

- Por que o Malê não é tão divulgado no bairro?
Dermeval Lima (Secretário Administrativo) R: Infelizmente falta de comunicação, ou seja, de um bom assessor de comunicação, necessitávamos de outdoor, panfletos, mídia impressa, e televisiva.

- Quais são os projetos atuais do Malê? Como participar?
Dermeval Lima (Secretário Administrativo) A Escola Municipal das séries iniciais, aula de dança, curso de percussão, aulas de capoeira, em breve aulas de informática. A participação é feita através de cadastramento.

- Como iniciou na banda Malê?
César Silva Veloso (Regente da Banda Malê) - Na década de 90, 21/12/1990. Iniciei na banda mirim com 14 anos tocando dobra, me aperfeiçoei em todos os demais instrumentos e hoje sou regente da banda Malê.

- O que a Banda Malê representa pra você?
César Silva Veloso (Regente da Banda Malê) - A banda Malê representa um resgate em um pedaço da minha história, que vem de berço de mãe África, e representa toda uma vida dedicada a difundir cultura em meu pais. Banda Malê hoje é minha essência.

- Qual a importância do show em Nova Orleans para o Malê?
César Silva Veloso (Regente da Banda Malê) - Apesar de que os holofotes brasileiros não estavam voltados a este grande evento. Este show trouxe uma grande visibilidade para o Bloco Afro Malê DeBalê, abriu portas e janelas para eventos internacionais, para que possamos difundir nossa cultura afro baiana.

- Como se sente sendo visto pelo mundo com a Banda Malê?
César Silva Veloso (Regente da Banda Malê) - Maravilhado, vejo como um intercambio cultural onde levamos o samba-reggae para os E.U.A e de troca trouxemos um pouco do jazz para trabalharmos em nossa banda.

BASTIDORES DA FOLIA
- Malê Debalê celebra 35 anos - Quebrando Paradigmas
- Male Debalê falam sobre show nos EUA e dia-a-dia em Itapuã



Fonte : ItapuãCity e Malê Debalê (24/08/2013) - agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br