carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Candyall e Tal estréia em Salvador
bastidores da folia
1º Festival de Arte Urbana é uma realização da Associação Pracatum



Festival de arte urbana, idealizado pela Pracatum, estreou o último sábado, dia 25, com atrações locais e de fora no Candeal Pequeno de Brotas O bairro se transformou num palco a céu aberto com atrações em diferentes espaços, culminando com show no Guetho Square, ao som do grupo Candeal Beats e participação de Carlinhos Brown e do músico de sopros carioca Carlos Malta. O festival terá mais três edições, dias 2, 9 e 16 de maio. O Percussivo Pracatum, grupo de percussão da Pracatum Escola de Música e Tecnologias, abriu a programação convidando a comunidade e os visitantes a entrarem no clima do festival. Em seguida, o Grupo Cultural Lindro Amor chegou de São Francisco do Conde para as ruas do bairro, celebrando a cultura popular por meio de sua dança, música e vestimentas.

Concebido para revelar o bairro do Candeal Pequeno de Brotas e suas particularidades, o festival está explorando alguns espaços propositalmente escolhidos para fazer parte do seu roteiro, como a Escadaria do Zap, onde músicos passaram a se reunir no fim da década de 80, quando o bairro viveu um levante cultural com o movimento percussivo Vai quem Vem, tendo à frente Carlinhos Brown. Uma parada musical nessa escadaria foi uma das atrações apresentadas neste sábado. Já no Palquinho do Zé Botinha quem se apresentou foi o músico clarinetista Ivan Sacerdote. Em seguida o ponto de encontro foi o Largo de Israel, onde a atração foi o Ballet da Funceb. E quem nunca viu um grupo de percussão rudimentar, que tem como característica os movimentos idênticos dos músicos, pôde conhecer a Tchá Degga Da, que veio do Rio de Janeiro e fez show na Bica.

O sábado ainda foi marcado com uma apresentação de Flash Mob (aglomeração instantânea de pessoas que parece ser inusitada, mas é combinada) com o músico percussionista Boghan Gabot, demonstração de grafite com Quinho e Fael e performance de circo com o mágico Fernando Espiga na Praça das Artes.

A gastronomia também ganhou as ruas e propôs um intercâmbio entre chefs de fora e chefs do Candeal. Dona Carmé, conhecida no bairro, assinou junto com Tereza Paim o cardápio do dia.

O encerramento foi um dos momentos mais esperados e aconteceu no Guetho Square. O santuário musical do Candeal Pequeno de Brotas, que marcou a memória festiva de uma geração, teve como atração a banda Candeal Beats que recebeu no palco o músico e “cacique” do bairro, Carlinhos Brown, e o músico dos sopros Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento. Multinstrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, Carlos Malta é dono de um estilo totalmente original e criativo.

Ainda como parte da programação de abertura do Candyall e Tal, a comunidade recebeu dois novos equipamentos urbanos neste sábado, a Praça das Artes e um novo campo de futebol, a Arena Candeal Cosme Dantas by Messi. A entrega dos novos espaços fazem parte das ações do projeto “Território Candeal” da Pracatum, que abraça iniciativas culturais, educacionais e de infraestrutura, dentro do qual o festival também foi idealizado com o objetivo de estreitar os laços entre a cidade e o bairro.

CANDYAL e TAL - EDIÇÕES 2015
16.05 - Baixista carioca Arthur Maia é atração da última edição do Candyall e Tal
09.05 - Candyall e Tal volta a receber Carlinhos Brown no Guetho Square
02.05 - Candyall e Tal terá Armandinho como atração do Guetho Square
25.04 - Candyall e Tal terá Armandinho como atração do Guetho Square



Fonte : SECOM BA - abril 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br