carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Conversando com a sua História pauta "Música e Artes Negras" nos próximos encontros
bastidores da folia
“Eu sou negão: Movimento negro, Afro-reggae e axé music”



As duas próximas edições do Conversando com a sua História irão contar com palestras relacionadas à cultura negra. A primeira, que acontece no dia 21 de novembro 2016, às 17h, irá apresentar o tema “Eu sou negão: Movimento negro, Afro-reggae e axé music”, com os músicos Fabrício Mota e Gerônimo. Já a segunda, no dia 28, no mesmo horário, irá tratar sobre “Artes Plásticas e Identidade Afro- Baiana”, com participação dos artistas Ayrson Heráclito e J. Cunha. Ambas acontecem na Biblioteca dos Barris e são abertas ao público.

Dia 21/11/2016- “Eu sou negão: Movimento negro, Afro-reggae e axé music”
Durante a primeira palestra, os palestrantes serão convidados a falar sobre suas experiências e memórias vividas ao longo de suas carreiras. Fabrício Mota, além de ser músico desde os anos 90, é produtor musical e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é músico e produtor da banda IFÁ Afrobeat, cujo material sonoro é produzido a partir de pesquisas sobre as histórias e músicas negras no atlântico.
Gerônimo Santana tocou na Filarmônica de Bom Jesus dos Passos e, no final da década de 60, já se apresentava em alguns palcos da Cidade da Bahia. O cantor já foi percussionista de Dodô e Osmar e Luiz Caldas, além de bailarino afro em excursões internacionais com o Balé Brasileiro da Bahia. O seu trabalho ganhou uma maior dimensão, contudo, por conta da sua carreira como compositor e intérprete de inúmeros sucessos, tais como: “É d”Oxum”, “Abracei o mar” e “Eu sou negão”.

Dia 28/11/2016 - Artes Plásticas e Identidade Afro- Baiana
J. Cunha começou a estudar artes aos 18 anos no curso livre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Artista plástico, designer, cenógrafo e figurinista, participou de importantes bienais de artes plásticas e de exposições individuais e coletivas, entre elas a “Exposição de Arte Contemporânea: As Portas do Mundo” na Europa e na África em 2006. Seu nome ainda é bastante vinculado ao carnaval por ter criado a concepção visual e estética do bloco Ilê Aiyê durante 25 anos.
Ayrson Heráclito é artista visual, curador e professor, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (2016), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia e professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, e lidam com frequência com elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre a África e a sua diáspora na América.

EDIÇÕES 2016

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
21.11 - GERÔNIMO : Eu sou negão: Movimento negro, Afro-reggae e axé music
28.11 - ILÊ AIYÊ : Artes Plásticas e Identidade Afro- Baiana
07.11 - OLODUM : blocos afro e a construção identitária de Salvador



Fonte : SECULT BA (18/11/2016 09:10) - novembro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br