O encontro entre o samba e o parambandam, no entanto, antecede a Enxaguada du Bonfim. A combinação, inclusive, serviu de inspiração para a idealização da Mukindala. “O samba é um catalizador de outras rítmicas. Ele ganhou coro no Brasil, se espalhou pelo mundo inteiro e possibilitou outras linguagens. Uma delas é o merengue que, na minha infância no Candeal, nós chamávamos de parambandam”, realça Brown. Na sonoridade da Mukindala, estão as típicas sanfona e tambora do merengue, somando-se a elas as batidas dos timbaus e elementos da bateria. Num hipotético resumo sensorial da banda, a Mukindala é um convite instintivo à dança.
Com direção artística assinada por Elísio Lopes Jr., a Enxaguada du Bonfim abre a temporada de verão do Cacique do Candeal no Museu du Ritmo, onde o artista ainda vai realizar duas edições do Sarau do Brown (22/1 e 19/02/2017) até o Carnaval. Para este primeiro encontro, o músico promete um espetáculo tão divertido quanto poético, próprio das suas apresentações; com um repertório que passeia por sucessos como “Ashansú”, “Vc, o amor e eu”, “Te amo família” e “Tantinho”, além da aposta do artista para a estação mais efervescente do ano, “Pra Vizinho Olhar”, composição dele para o seu último álbum “Artefireaccua – Incinerando o Inferno”.
Já os artistas convidados prometem trazer ao palco da Enxaguada toda a vibração peculiar a um encontro entre grandes nomes do samba brasileiro. É o que se pode esperar quando, numa única festa, estão artistas dos mais expressivos da nova geração do gênero musical, como Diogo Nogueira e Mariene de Castro, e outros que são grandes responsáveis pela grandiosidade da obra que representa o samba no Brasil, como Jorge Aragão e Nelson Rufino. A ordem é “enxaguar” a alma e se deixar levar pela dança!
Esse ano, a Enxaguada do Mestre Brown contará com a participação de Diogo Nogueira, Alcione, Mariene de Castro e Nelson Rufino. Acompanham o Governo do Estado no patrocínio as empresas Vivo e Schin, utilizando do benefício fiscal concedido via Programa Fazcultura. Fechando a primeira década do evento, já tão tradicional como a própria Lavagem, que reúne dezenas de milhares de pessoas, num percurso de 8 km da Igreja da Conceição da Praia à Igreja do Bonfim, Brown reverenciará o samba, lançando a banda Mukindala, criada por ele e que traz o ritmo "parambandam", uma versão baiana do merengue. Nos vocais, a ex-The Voice Brasil, Paula Sanffer e Rafa Chagas, além da novidade, o músico Gato Preto, com sua "guitarra de tambor".
QUANDO : 12 de janeiro 2017 - SEX - 14h
ONDE : Museu du Ritmo - Av Jequitaia, 1, Comércio - Salvador BA
QUANTO : R$50 e R$25 (meia) - vendas na Ticketimix
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- Carlinhos Brown - Diogo Nogueira - Jorge Aragão - Mariene de Castro - Nelson Rufino - Banda Mukindala
EDIÇÕES ANTERIORES
CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
2014 - Enxaguada du Bonfim
2013 - Enxaguada du Bonfim
2012 - Enxaguada du Bonfim
2011 - Enxaguada du Bonfim
Fonte : Carlinhos Brown - janeiro 2017
volta | contato |