carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Bloco Alvorada desfila na sexta com o tema SPD
bastidores da folia
Tema do Bloco : "185 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos"



O Bloco Alvorada que completou 43 ANOS em janeiro, para embalar os foliões, para o desfile do Carnaval – que tem como tema a Associação Protetora dos Desvalidos (APD) e têm as vozes da ala de canto: Valdélio França + Bira (Banda Negros de Fé) + Tiago (Grupo Relicário Samba Meu) + Marco Poca Olho (Grupo Samba Tororó) + Arnaldo Rafael (Banda Samba de Cozinha) + Romilson (Banda Partido Popular) conduzidos pelo Grupo Bambeia. E mais ... Gal do Beco, Aloísio Menezes e Roberto Mendes. Como de costume, o bloco traz um convidado de fora da Bahia e este ano é a voz de Arlindinho Cruz e a promessa do samba Diógines Tieê.

“É difícil pensar em todas as mobilizações e entidades que surgiram por conta da existência e princípio solidário da SPD. E dentro do que nós acreditamos, evidenciar a trajetória da SPD e mostrar sua importância é uma honra para o Alvorada que– nesses 43 anos de existência– tem o propósito e levar para o espaço da festa, assuntos que evidenciam pilares da cultura negra e valores essenciais de combate a qualquer tipo de violência ou desigualdade”, contou o presidente Vadinho França.

O bloco de samba mais antigo em atividade no Carnaval de Salvador, desfila na sexta-feira, no Circuito Osmar, desde 1975. Com cerca de 3 mil foliões por ano, o bloco leva à Avenida, uma mistura de samba de roda, chula e partido alto.

TEMA DO BLOCO - 185 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos
A SPD tem o compromisso de se integrar as lutas sociais contemporâneas dando continuidade a história de luta que atravessa décadas, honrando a história dos seus fundadores. A Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) tem um legado cultural e histórico de luta em Salvador. São 185 anos de compromisso com a luta em prol da igualdade social, intolerância religiosa e enfrentamento ao racismo com honradez aos desafios impostos por um processo colonialista e excludente.
Entre as revoltas de Búzios em 1798 e a dos Males em 1835 a Associação Protetora dos Desvalidos foi constituída em 1832, durante o período escravocrata, por um grupo de homens negros livres, liderados por Manoel Victor Serra, inspirados na tríade de caridade, solidariedade e fraternidade. A SPD surgiu com intuito de comprar cartas de alforria para negros escravizados, fortalecer a luta em prol dos objetivos de enfrentar o racismo, a imposição religiosa, a desigualdade social, prevenir e evitar situações de indigências doa homens negros e de promover o direito inalienável do ser humano: ser livre!

 


A SPD - Sociedade Protetora dos Desvalidos - têm por objetivo, preservar e fortalecer o legado histórico deixado pelos ancestrais, através de ações educativas e sociais de desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira, prestar serviços aos associados como orientação social, jurídica e apoio psicológico, realizar seminários, encontros e reuniões que contribuam para o empoderamento e protagonismo da população negra, de modo especial as mulheres negras, por ser elas a base social da pirâmide excludente da nossa sociedade. Inserindo-se nas lutas contemporâneas, a atuação tem sido em prol de mais justiça social entre os povos e desta forma depois de 182 anos de luta pela primeira vez a SPD tem uma mulher no comando do Diretório administrativo na condição de Presidenta. Para conhecer a SPD acesse www.spd.org.br .


QUANDO : 09 de fevereiro 2018 - SEX
O QUÊ : Bloco Alvorada
ONDE : Circuito OSMAR (Campo Grande / Praça Castro Alves) - Salvador BA
RITMO : Samba
QUEM : Ala de Canto Valdélio França traz os convidados: Bira (Banda Negros de Fé) + Tiago (Grupo Relicário Samba Meu) + Marco Poca Olho (Grupo Samba Tororó) + Arnaldo Rafael (Banda Samba de Cozinha) + Romilson (Banda Partido Popular) conduzidos pelo Grupo Bambeia.
Gal do Beco + Aloísio Menezes + Roberto Mendes + Arlindinho Cruz + Diógines Tieê


TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Criado em 1975, por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira, o bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade. Como o primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, desde 1975 tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações e priorizar os artistas da terra.
Alguns dos fundadores são filhos de Valdomiro França, que liderou o Vai Levando, que chegou a reunir quase 5 mil homens nas décadas de 1950 e 1960. Entre os filhos do famoso França está Valter Aragão França, o Mestre Prego, falecido em 2010 e um dos responsáveis pela percussão do Alvorada, ao lado de Mestre Jacob e o Mestre Neguinho do Samba, que anos depois criaria o ritmo samba reggae, fundamental para a música contemporânea da Bahia. Em paralelo ao trabalho no período festivo, o Alvorada desenvolve ações sociais no bairro do Gravatá, onde está sua sede como capacitação de jovens, em parceria com os poderes municipal e estadual.


- https://www.blocoalvorada.org.br/


Fonte : SECULT BA (10/01/2018 11:50) - janeiro 2018

volta | contato

www.carnaxe.com.br