Em 2023, o Ministério da Cultura (MINC), a Fundação Cultural Palmares (FCP), o Itamaraty, a Embaixada de Ghana em Brasília, o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Salvador, em iniciativa colaborativa inédita, se uniram para Reativar a Cooperação Cultural do Brasil com a África, num retorno às raízes ancestrais que une o Brasil e Ghana.
De forma pioneira, o esforço dos poderes públicos do Brasil, garantiram as presenças do presidente da FCP, João Jorge Santos Rodrigues, do Chefe de Gabinete Nélson Mendes, do Representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Rafael Manga, e de Vovô do Ile Aiyê (sociedade civil), com a preciosa orientação da representante do Itamaraty, a diplomata Maria Elisa de Luna, ex-Embaixadora do Brasil em Ghana.
O Festival Pan-Africano de Artes e Cultura irradia um histórico poderoso para debater as verdades indescritíveis e questões sobre o impacto da escravização do povo africano. Utiliza o poder das artes e rituais para iniciar o processo de cura, construir pontes e repensar o futuro para a África global e seu povo que, após 30 anos, abrange várias plataformas de autoexpressão, compartilhamento, diálogo e ação.
|