A cantora e drag queen Nininha Problemática subiu ao palco do Largo Tereza Batista, na segunda noite de Carnaval Amô Pelo Pelô 2024, para colocar todos para dançarem com seu estilo Pagotrap, uma mistura de diversos gêneros como o pagode baiano, a música eletrônica e o funk. Nas letras, a abordagem de questões sociais comuns às periferias das cidades, já que as raízes do Pagotrap vêm dos guetos urbanos.
Diego Santtos, que interpreta Nininha Problemática nos palcos, se inspirou em nomes como Gloria Groove e Pablo Vittar. Entre as suas parcerias musicais estão outros artistas locais como Léo Kret, Pepita e Miguella Magnata. Nininha Problemática possui mais de 200 mil seguidores nas redes sociais e tem atraído cada vez mais fãs às suas apresentações.
O nome artístico, surgido ainda no Ensino Médio, segundo o artista, foi dado por Deus. “Depois desses seis anos de carreira, eu aprendi que esse nome foi um presente da espiritualidade na minha vida, porque Nininha Problemática mudou a minha vida”, revela.
Sobre a primeira a primeira vez a se apresentar no Carnaval do Pelô, ela ressaltou “Eu tenho vivido essa experiência nos últimos tempos, vendo essa reocupação do Centro Histórico. Fazer essa carnaval aqui, dando espaço para os artistas baianos que estão começando, acho muito massa. Espero que isso reverbere e dure por muito tempo”, ressaltou a artista.
Atuar no filme ‘Ó Paí, Ó II’, que ocupou as telas de cinema no final de 2023, foi a realização da cantora: “Eu realizei um sonho de muito tempo, dividir tela com artistas que eu admiro, que cresci vendo, assistindo, compartilhar comigo essa experiência foi maravilhosa. Além de participar do filme e ver a minha música na trilha sonora, eu pude participar da produção na equipe de maquiagem, foi muito especial”.
Nininha destacou o momento de visibilidade que os artistas trans tem tido: “Essa visibilidade é extremamente importante para a gente, nós somos pessoas de potências, pessoas completamente capazes, talentosas que merecemos espaços e reconhecimentos”, declarou.
O QUÊ : PALCO - show drag queen
QUANDO : 08 de fevereiro 2024 - QUI
ONDE : Largo Tereza Batista
(Pelourinho) - Salvador BA
RITMO : axé
QUEM : Nininha Problemática