Festival "A Cena tá Preta" - ano XII
Dentro do Festival "A Cena tá Preta", que está em sua décima segunda edição, é idealizado pelo Bando de Teatro Olodum e realizado pela Mil Produções Artísticas, tendo como patrocínio o Guaraná Antarctica e o Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Santana
O Espetáculo Santana exalta força preta feminina, sendo três gerações de mulheres pretas conectadas por uma das manifestações culturais mais importantes de Salvador: o Samba.
A montagem é resultado de uma residência em dramaturgia, realizada pela produtora DAN Território de Criação em 2022 como parte do projeto Trinca da Mira. O texto passou um ano em laboratório junto a dez outros textos de três bairros periféricos de Salvador. “Dirigir a montagem teatral de Santana é mostrar que projetos formativos na periferia da cidade incitam a construção de uma cadeira criativa que movimenta toda uma rede cultural. Eu estou muito honrado de poder estar junto com a equipe de ‘Santana’, produzindo no bairro do Engenho Velho de Brotas uma narrativa local com diversos artistas do bairro e, o mais importante, para o público do Engenho Velho. É nesta arte e neste modo de produção que acredito”, destaca Daniel Arcades, diretor do espetáculo.
ONDE : 06/09 - Teatro Gregório de Mattos - Praça Castro Alves, s/n Centro - Salvador, BA
O Grande Dia
O Grande Dia” é um solo cênico idealizado pelo artista Reinaldo Junior, com supervisão artística da renomada atriz e diretora Tatiana Tibúrcio (vencedora do prêmio APCA 2020 de melhor atriz pelo especial “Falas Negras”) e texto e direção de André Lemos, primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de Teatro na categoria Direção (RJ- 2019).
O espetáculo aborda a complexidade da masculinidade negra trazendo para o palco a quebra de paradigmas e estereótipos sempre designados a homens de pele preta
ONDE : 06/09 - 21h - Espaço Cultural da Barroquinha, Salvador BA - Salvador, BA
Festival de Arte Negra - A Cena Tá Preta XII
É idealizado pelo Bando de Teatro Olodum e realizado pela Mil Produções Artísticas, tendo como patrocínio o Guaraná Antarctica e o Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Fonte : Sympla - Setembro 2024